Quais são os itens essenciais para o pleno funcionamento de um sistema de controle de acesso?

Confira neste artigo as principais tecnologias disponíveis para compor um controle de acesso eficiente.

O funcionamento completo do controle de acesso em uma residência, empresa ou condomínio exige a implementação dos itens essenciais, que são projetados de acordo com as necessidades e características de cada operação. 

Para chegar ao modelo ideal, é importante realizar um levantamento de todos os processos e rotinas da edificação, entender suas principais e potenciais vulnerabilidades e os riscos aos quais está exposta. 

A análise sistêmica de todos os ambientes e o estudo de todas as áreas que necessitam de reforço de segurança também são etapas fundamentais neste tipo de projeto. 

De uma forma geral, algumas soluções e recursos são adaptáveis a diferentes demandas, atendendo de maneira eficaz às normas e protocolos de controle de acesso e proteção patrimonial de vários edifícios, sejam eles comerciais, empresariais ou residenciais. 

Para te ajudar a entender quais são os itens essenciais, e que realmente não podem faltar em um bom controle de acesso, vamos apresentar aqui algumas tecnologias que estão em evidência no mercado. Confira!

1. Fechaduras elétricas e fechaduras eletrônicas:

O sistema de controle de acesso tem papel estratégico na liberação de entradas, na autenticação de pessoas e na restrição de acesso a determinados ambientes.

Um dos recursos que devem fazer parte desse projeto é a fechadura elétrica ou fechadura eletrônica, conhecida como smart lock. 

Com um design moderno e fácil instalação, esse dispositivo é ideal para aumentar o nível de segurança dos ambientes, já que a abertura das portas só pode ser feita por pessoas cadastradas, mediante a digitação de uma senha numérica ou uso de cartão de proximidade. 

A fechadura digital pode ser encontrada com e sem maçaneta. Ela é indicada para residências e escritórios, e possui painel touch, travamento automático com sensor e alarmes para acesso negado, arrombamento, porta aberta e incêndio. 

As fechaduras elétricas 12V são alimentadas e acionadas diretamente pelos controles de acesso ou por acionadores. Já as fechaduras eletrônicas têm alimentação por 4 pilhas, alimentação de emergência, função reset e aviso de bateria fraca. 

Um dos produtos mais completos do mercado é a Fechadura Smart Lock AA-SL120, da Papaiz ASSA ABLOY, referência em tecnologia e inovação.

 

2. Botoeira:

A botoeira eletrônica com sensor infravermelho modelo AA-BIMNA/NF é outro item fundamental para o controle de acesso, especialmente em empresas e escritórios ou ambientes onde há alto fluxo de acessos. 

O interruptor tem um sistema de push button, que funciona como acionador de fechaduras para a abertura de portas. Esse dispositivo tem alimentação 12V, grande resistência e design discreto. A botoeira pode ser implementada nos sistemas de controle de acesso para acionar a abertura de portas e portões.

 

3. Controlador de acesso:

O objetivo principal de um controle de acesso é fazer uma gestão avançada das entradas e saídas que ocorrem em um edifício, casa ou comércio. 

A gestão de acessos pode ocorrer para pessoas ou automóveis (carros e caminhões). Esta gestão acontece de maneiras diferentes e com tecnologias de identificação próprias para cada dinâmica de acesso. Por isso, contar com um controlador de acesso é indispensável. 

Um modelo que se destaca pela flexibilidade e segurança no acesso é o AA-FR1000W, da Papaiz ASSA ABLOY, que tem tecnologia de reconhecimento facial e leitor de cartões RFID nas frequências 125KHz e 13,56MHz. O dispositivo possui ainda tela sensível ao toque, controle automático de imagem, sensor de presença com infravermelho e alta velocidade na identificação de usuários. 

 

4. Movimentador automático para portas:

O movimentador ou automatizador é ideal para evitar o contato manual no processo de abertura e fechamento das portas. O mecanismo pode ser acionado por sensor de presença ou botoeira, e é ideal para portas de alto tráfego. 

O modelo AA-MP100, da Papaiz ASSA ABLOY, é um dos mais eficientes do mercado e movimenta portas de giro (pivotantes). Vale a pena conhecer!

 

Invista em segurança eletrônica com a Papaiz ASSA ABLOY! 

Para conhecer todos os itens importantes para o funcionamento completo do seu controle de acesso, entre em contato com a equipe da Papaiz ASSA ABLOY. Estamos à disposição para atendê-lo!

 

Perguntas Frequentes


Para que serve uma botoeira para controle de acesso?
A botoeira para controle de acesso serve para acionar fechaduras elétricas e automatizadores para a abertura de portas e portões. O interruptor tem um sistema de push button. 

Como adquirir um controle de acesso para minha empresa? 
Para adquirir um controle de acesso para a sua empresa, basta falar com a central de atendimento do Grupo ASSA ABLOY. A multinacional tem 8 marcas renomadas e especializadas em soluções de segurança. 

Qual a melhor fechadura elétrica? 
A melhor fechadura elétrica é a fabricada pela Papaiz ASSA ABLOY, porque reúne os atributos e características de segurança mais importantes para os sistemas de segurança e controle de acesso. As soluções de acesso do grupo Assa Abloy são ideais para residências, indústrias, escolas, hospitais, hotéis e escritórios, e contam com as mais modernas tecnologias para travamento automático e abertura por senha numérica ou cartão de proximidade.