Por que ter uma mola de piso?


Você já entrou em algum lugar onde a porta fechou automaticamente e de uma maneira sutil e silenciosa? Provavelmente tinha uma mola de piso instalada na porta!

Esse tipo de mola tem presença garantida em portas de vidro, especialmente nos modelos pivotantes, pois conseguem controlar as velocidades de abertura e de fechamento para não correr o risco de bater e quebrar a porta de vidro, seja por agentes externos como o vento ou até mesmo pelo próprio peso da porta.

Continue com a leitura para saber mais sobre as molas de piso, como fazer a manutenção e onde encontrar os melhores modelos!

 


O que é mola de piso?


As molas de piso, como o próprio nome já diz, são molas que são instaladas no chão e podem ser usadas em portas internas e externas. Hidráulicas ou pneumáticas, elas atuam como dispositivo de fechamento, fazendo com que a porta seja aberta ou fechada com mais suavidade e segurança.

A mola de piso é geralmente usada em locais onde a porta precisa ser mantida fechada, como em ambientes climatizados, por exemplo. Elas são encaixadas na ferragem da porta e permitem a abertura da mesma em ambas as direções.

E por serem discretas, não interferem na aparência da porta, nem da decoração do ambiente. Uma mola de piso pode funcionar perfeitamente por anos, mas para isso ela precisa ser bem cuidada e devidamente instala. Nesses casos, proteção e manutenção são fundamentais para o seu funcionamento.


Como proteger mola de piso?


As molas de piso são bastante resistentes, mas isso não significa que não precisam de cuidados e proteção.

O primeiro passo é sempre seguir as orientações do fabricando já na hora de instalar a mola.

E neste momento é preciso muita atenção, uma vez que parte dos problemas que acontecem com as molas de pisto é por conta de erros na instalação.

É importante também se atentar a pontos como alinhamento e regulagem, fechamento e ferrugem.


Alinhamento e regulagem da mola de piso


Para ter maior durabilidade e melhor desempenho, é preciso certificar de que o eixo da mola esteja alinhado com o eixo da ferragem superior (prumo) para ela ter mais durabilidade e melhor desempenho.

E se as ferragens ou a porta estiverem desalinhadas, pode reduzir o tempo de vida da mola. Por isso, ao ser instalada na porta, as molas de piso precisam ser reguladas.

Para regular a força, cada giro completo (360 graus) acessa um nível de força: para mais (giro à direita) ou para menos (giro à esquerda).


Fechamento de porta com mola de piso


Um dos principais papeis da mola de piso é manter a porta fechada adequadamente.

Se a porta fica em um local com muito vento, por exemplo, a pressão contrária pode mantê-la sempre entreaberta. Nesses casos, é preciso ajustar mais força a mola e se não houver mais vento ou qualquer outra ocorrência é preciso regular novamente a mola.


Ferrugem | Manutenção de mola de piso


Dependendo de como é a manutenção e limpeza, a mola pode apresentar sinais de ferrugem. Neste caso é preciso usar um selante especial, especialmente se a porta fica em locais mais úmidos. E caso a ferrugem esteja em estágio avançado, o ideal é substituir a mola de piso.


Qual a melhor mola de piso?


Com tantos modelos no mercado, a escolha de uma mola de piso deve ser feita com atenção e seguir sempre as indicações de cada modelo e fabricante.

Em uma porta de vidro, por exemplo, é preciso se atentar ao tamanho, espessura e até mesmo ao peso do próprio vidro.

O mesmo vale para portas de madeira e metal. A Papaiz tem o modelo de mola de piso PPZ65 que atende porta com menor carga, trazendo um ótimo custo-benefício.

Com alta resistência à corrosão, ela pode ser usada em portas com até 100 kg e de tráfego intenso, além de ter três anos de garantia. Com qualidade e segurança, a Papaiz traz as melhores soluções para a abertura e fechamento dos mais variados tipos de porta.