Como escolher uma mola aérea para a sua porta?

Saber como escolher a mola aérea correta para uma porta é uma das principais questões que devem ser levadas em conta na hora da compra e instalação. A escolha da mola vai depender de alguns fatores, como: peso da porta; espaço; e largura da porta.

Sobre opeso, é possível encontrar molas aéreas para portas que sejam adequadas para determinados pesos de porta, e o mesmo acontece com a largura.

Já sobre o espaço, é preciso ver se a mola será instalada na parte do próprio batente da porta ou na parte superior, e é preciso também verificar qual o tipo de espaço que possui para instalação do produto.

Qual a melhor mola aérea para portas de madeira?

Escolher a mola certa para a porta de madeira envolve alguns critérios como: 

  • a frequência de abertura
  • a largurada porta
  • o peso da porta
  • adicionais são importantes para o local

Uma observação sobre a frequência de abertura é que, segundo a norma americana ANSI/BHMA AI56.1, portas de cômodos residenciais, como banheiros, corredores ou closets costumam ter uma frequência de abertura de 6 a 25 vezes por dia, sendo consideradas portas de uso leve.

Ainda de acordo com a norma americana, o tráfego é considerado médio quando há uma frequência de abertura que varia de 40 vezes ao dia, que é a média estimada para uma entrada residencial, até 80 vezes ao dia, média estimada para um corredor de uma escola.

Já o tráfego intenso é quando há uma média de 400 aberturas por dia, como em uma entrada de escritório, até a uma entrada de uma grande loja de departamentos, chegando a até 5 mil aberturas por dia.

Mola Áerea PPZ200 da Papaiz

A Mola Aérea PPZ200 da Papaiz é ideal para aplicações residenciais e escritórios em portas de tráfego leve, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço e salas de reuniões.

Ela é muito utilizada por quem precisa otimizar o tempo de abertura e fechamento das portas e está disponível em três cores: branco, prata e preto

.Com garantia de um ano, a mola aérea PPZ200 tem alta resistência à corrosão e a força de ajuste é feita no braço.

Como escolher mola para porta?

As molas aéreas podem ser instaladas em portas pivotantes, de madeira, de vidro e em portas corta-fogo.

Elas podem estar presentes em diversos segmentos desde portas residenciais e de escritórios, até modernos edifícios, shoppings, restaurantes e lojas, ou seja, são produtos que podem ser usados literalmente em qualquer lugar.

E para escolher a mola certa parauma porta é preciso ficar atento a três pontos: peso, largura e local da porta.

  • Peso e largura

Quanto maior for o peso e a largura da folha da porta, maior deve ser a força aplicada pela mola. Alguns modelos de mola possuem regulagem dentro dela, e, com isso, o usuário consegue dimensionar quanta força precisa ser aplicada na porta.

  • Local da porta

Outro ponto para saber qual a força necessária da mola é saber a posição de instalação da porta, ou seja, é preciso verificar se há corrente de ar no ambiente, pois isso pode influenciar bastante do desempenho da mola.

O vento pode aumentar consideravelmente a força necessária para a mola realizar a sua função. Portanto, em ambientes que recebem alto fluxo de vento é preciso adquirir uma força maior para que a mola funcione e mantenha as portas fechadas corretamente.

Mola aérea: mais segurança para as portas

As vantagens do uso de molas aéreas para portas são as mais variadas, principalmente em ambientes comerciais. Como comentamos acima, espaços comerciais costumam ter alto fluxo de pessoas passando pela porta, o que significa mais abertura e fechamento da porta ao longo do dia.

Por conta disso, as chances da porta ser fechada de forma inadequada, são grandes. Sendo assim, essa é uma das principais vantagens, pois a porta sempre vai ser fechada completamente.

Além disso, o uso da mola evita que a porta bata, pois o fechamento é feito de forma controlada, evitando que ocorram danos à parede e a própria estrutura da porta.

Outra vantagem é a redução do contato que os clientes possuem com a maçaneta das portas, especialmente em momentos de pandemia. Isso porque, com o uso da mola aérea a porta fecha automaticamente, de modo que os clientes não precisam usar a maçaneta.

Também vale ressaltar a praticidade de poder fechar a porta sem a maçaneta, pois a pessoa pode apenas entrar ou sair do ambiente sem se preocupar de fechar a porta.

Agora que você já sabe sobre quais os tipos de mola para portas, conhece a sua finalidade e as principais vantagens, conte com a mola aérea da Papaiz para otimizar o tempo de abertura e fechamento das portas.