Fechaduras digitais homologadas: qualidade e segurança

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de aparelhos celulares e eletrônicos homologados pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações. Mas e de fechaduras digitais? Sim, elas também podem ser homologadas e isso significa que possuem qualidade e segurança comprovada. 

Mas por que esses produtos são homologados pela Anatel? A certificação e homologação de produtos para telecomunicações garante que os consumidores comprem e utilizem produtos que seguem os padrões de qualidade e segurança, seguindo a regulamentação brasileira de telecomunicações. 

Isso significa também que o produto só pode ser vendido legalmente depois que o Certificado de Conformidade Técnica for emitido e o processo de certificação concluído.

O que significa ser homologado pela Anatel? 

Qualquer empresa que fabrique equipamentos eletrônicos pode ter o seu produto homologado pela Anatel. Para isso, alguns itens são levados em consideração como saúde, segurança e assistência, e qualidade dos serviços. 

Saúde, segurança e assistência 

Os produtos de telecom homologados são testados para garantir níveis adequados de segurança elétrica e de emissões de radiofrequência. Além disso, eles precisam cumprir a exigência de garantia de assistência técnica no país. 

Qualidade 

Os equipamentos também precisam ter uma norma técnica de padronização na sua fabricação. É necessário ter controle de espectro de radiofrequência, pois dessa forma é possível garantir qualidade e segurança das comunicações e serviços de emergência e comunicação a distância. 

Aprovação da resolução 

Com a aprovação da resolução nº 242/2000 não é permitido o uso ou a comercialização de produtos para telecomunicações no Brasil sem a homologação da Anatel. 

A consulta aos produtos homologados pela Agência é aberta ao público e pode ser feita por meio do Sistema de Certificação e Homologação. 

O que os testes da Anatel levam em conta? 

Para conseguir aprovação da Anatel, o produto passa por alguns testes para verificar itens como: 

  • possibilidade de choques elétricos
  • exposição a campos eletromagnéticos acima do limite recomendado
  • vazamento de materiais tóxicos
  • explosões
  • interferência em outros serviços regularmente estabelecidos 

Quando os equipamentos passam pelos testes eles recebem um selo completo que contém o número da homologação, o código de barras e a logomarca da Anatel.

Selo Anatel 

O selo Anatel é uma forma de identificar que o produto adquirido passou por todo o processo de homologação e está liberado para ser comercializado no Brasil.  

O número de homologação é composto por 12 dígitos, divididos em três partes: 11111-22-33333. No exemplo, a sequência de 1 identifica o número seriado, que é único e exclusivo do produto no cadastro de homologação da Anatel; a sequência de número 2 identifica o ano da emissão da homologação; e a última sequência, identifica o fabricante do produto. 

Fechaduras digitais homologadas

Não são só celulares que podem ser homologados pela Anatel. Como já mostramos, produtos que usam radiofrequência (o que inclui alguns modelos de fechaduras digitais) precisam estar dentro dos limites estipulados pela Anatel, pois eles podem interferir em outros sistemas de rádio comunicação, como os da aviação, por exemplo. 

Um produto de radiofrequência não homologado é considerado um produto ilegal e pode ter sua venda suspensa!  

E você sabia que as fechaduras digitais da Papaiz são homologadas? Isso significa que, ao comprar uma das fechaduras digitais da empresa, você tem a garantia de que ela foi testada e que cumpre todos os parâmetros da Anatel! 

Então, ao escolher uma fechadura digital homologada da Papaiz você tem a garantia de que está tudo dentro da lei! 

Uma forma de garantir segurança e conforto para a sua casa e a sua família é contar com as fechaduras homologadas da Papaiz. Assim, você não corre riscos.

A Papaiz é uma marca que está no mercado há 7 décadas e pertence ao Grupo ASSA ABLOY Brasil, líder mundial em soluções de segurança e controle de acesso que está presente em mais de 70 países.