Qual é o cadeado mais seguro de 2022? Veja em 5 passos


Se você veio descobrir qual o cadeado mais seguro de 2022, saiba que este objeto de segurança, sempre útil em diversas situações, se modernizou ao longo dos anos.  E, atualmente, há diversos modelos que vão desde os tradicionais com chaves aos de abertura com impressão digital e até mesmo via aplicativo de celular. 

Mas com tanta modernidade, como saber qual o cadeado mais seguro de 2021? Abaixo, você confere algumas dicas!


Para que serve um cadeado? 


A resposta para a pergunta acima pode até parecer óbvia, mas você sabe quais os benefícios de usar um cadeado? 

Eles têm por função proporcionar mais segurança para um determinado local e por conta disso há diversos tipos - dos que abrem por chaves aos que usam a biometria digital. 

Antes de comprar um cadeado, pergunte-se se há algo que você queira deixar trancado ou protegido. Pode ser desde um armário de academia ou um portão de casa a até uma bicicleta ou uma mala de viagem. 

Assim que souber onde vai usar o cadeado é preciso saber sobre a sua composição para saber qual é o mais indicado.


As partes do cadeado 


O cadeado é mais do que vemos externamente. Chave ou senha é o sistema de abrir e fechar, enquanto que no corpo estão todos os componentes internos. 

Além disso, há o gancho, que é a parte usada para prender o que você deseja, também chamado de tranca do cadeado.

Como essa parte deve ser muito resistente, para impedir o seu corte, geralmente ela é feita de aço carbono temperado, e ainda passa por um processo de endurecimento da sua superfície.

Caso o cadeado esteja exposto em regiões propensas ao enferrujamento, temos também a opção de cadeados especiais produzidos com ganho em aço inox.

Já a lingueta é onde a tranca é liberada e o cilindro é onde você coloca a chave para liberar a lingueta. O pino mostra se o cadeado está aberto ou não, e a mola serve para assegurar que apenas uma chave pode abrir a tranca. 

Como você pode ver o mecanismo de um cadeado não é tão simples assim!


Modelos de cadeado


Dos modelos com chaves aos que abrem via celular. Confira mais sobre cada um deles.

  • Modelos simples 

São as versões mais baratas e com eles é possível trancar estruturas pequenas. Esse tipo de cadeado costuma ter, no máximo, quatro pinos.
E falando sobre pinos, o de dezesseis costuma ser os mais resistentes e são indicados para guardar estruturas maiores. Eles funcionam por chaves tetra. Os modelos da linha clássica da Papaiz,  podem ser fornecidos com chaves, mas é possível encontrar opções com destravamentos por senhas.

  • Modelos com senhas 

Existem dois tipos de cadeados com senha, os analógicos e os digitais, com senhas que podem ter de 3 a 6 dígitos. 

Para abrir o analógico, basta girar os números até chegar na combinação certa; já nos digitais, você digita a senha por meio de um sistema eletrônico.

  • Modelos direcionais 

Para abrir um cadeado direcional é necessário a movimentação correta das chaves. 

Já o cadeado inteligente, pode ser destrancado por impressão digital ou por aplicativo de celular!


Como escolher o cadeado mais seguro? 


Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de cadeados existentes no mercado, como saber qual é o mais seguro? Na hora de escolher o seu, leve em consideração os pontos que vamos mostrar abaixo.

  • Tipo de abertura 

Saber qual tipo de abertura é uma das primeiras coisas que você precisa escolher. O de chave é o mais comum e alguns deles já acompanham um sistema de alarme, ou seja, um sinal sonoro é emitido quando alguém tenta arrombar o cadeado.

  • Tipo de material 

Saber de qual material o cadeado é feito, pode dizer muito sobre sua segurança, pois você não vai querer um feito de vidro, certo? 

Há cadeados feitos de aço, latão, alumínio e zamac. O de aço é o mais comum e o de alumínio é o mais leve. O de latão é o mais utilizado nos modelos com chave, como o Chromo da Papaiz, que ainda recebe uma camada de cromo para proteção, enquanto o de zamac é uma mistura de três metais: alumínio, cobre e magnésio.

  • Tamanho 

O tamanho do cadeado também pode influenciar na segurança. Todo modelo tem uma sigla CR seguida de um número. Esse número indica: 

  • CR20 a CR25 - indicado para locais ou objetos pequenos
  • CR30 a CR50 - indicado para portões, motos e bicicletas
  • CR50 a CR70 - indicado para portões de lojas, casas e caminhões
  • Argolas 

Dependendo de onde você vai usar o cadeado é possível escolher entre os que tem argolas fixas ou flexíveis. 

As argolas fixas apresentam maior resistência, enquanto as flexíveis dão maior liberdade na hora do travamento.

  • Pinos

Comentamos acima que o números de pinos de um cadeado pode influenciar na sua segurança. Quanto mais pinos ele tiver, mais segura e resistente ele será.

Agora que você já sabe como escolher o cadeado mais seguro, não deixe os seus itens desprotegidos. Veja qual cadeado mais se adequa a você!

 

 Perguntas Frequentes

1) Qual o melhor cadeado?

O melhor cadeado é o Standard da Papaiz, pois é seguro, clássico e de alta qualidade.

2) Qual é o cadeado mais seguro?

O cadeado mais seguro é o Standard da marca Papaiz, além de outros modelos do fabricante.

3) Onde encontrar o cadeado?

Você encontra o cadeado Standard da Papaiz na loja online da Papaiz. Lá tem os melhores modelos.