Cadeado Tamanho: como escolher o melhor?

Ele é um dos primeiros itens que vem à mente quando se fala em segurança patrimonial. No entanto, mesmo sendo utilizado há muitos séculos, ainda surgem dúvidas na hora de comprar um. Qual o melhor modelo de cadeado, tamanho ideal e o sistema de travas mais indicado para cada situação?

Neste artigo, vamos falar sobre como escolher o tamanho mais adequado para o seu cadeado, de acordo com a utilização que você pretende dar a ele. Continue com a gente para saber mais e descobrir onde comprar o melhor cadeado para a sua segurança.

Cadeado tamanho: existe diferença, na prática?

A função é sempre a mesma: manter a segurança de seus pertences, sua residência ou empresa. Porém, na prática o tamanho do cadeado e a finalidade a que se destinam fazem diferença na hora da escolha. De maneira geral, para cada situação é preciso usar um cadeado específico.

Isso porque se você tentar utilizar um cadeado muito pequeno em um ferrolho grande ou correntes grossas, ele não será capaz de atravessar o fecho para garantir o trancamento seguro. Da mesma forma, um cadeado com haste muito espessa não conseguirá passar por um ferrolho pequeno.

Quais os tamanhos mais comuns de cadeado?

A boa notícia é que existem muitos tamanhos de cadeado e alguns deles são os chamados tamanho padrão, que atendem com versatilidade a diversas situações. Os utensílios de tamanho médio são os mais comercializados em toda a nossa rede de revendores.

A seguir, destacamos os tamanhos mais comuns de cadeados e suas principais utilizações:

CR 20 a 25: com medida entre 20 e 25 mm, ele garante segurança leve e é indicado para manter trancados objetos pequenos como mochilas e maletas, armários e baús;

CR 30 a 50: mede entre 30 e 50 mm. Esse cadeado tem nível médio de proteção e tem, como principal indicação o fechamento de janelas e travas de segurança de motos e bicicletas;

CR 50 a 70: com medida de 50 a 70 mm, representa um alto nível de segurança. É o mais utilizado para trancar portões de residências e empresas, além de ser o tamanho indicado para fechamento de correntes.

A sigla CR diz respeito ao tamanho do cadeado?

Sim. É exatamente isso. A sigla CR é a classificação do tamanho de um cadeado. Isso porque, como mencionamos anteriormente, o nível de segurança deste artigo também é impactado pelo seu tamanho, pela espessura da haste entre outros fatores, como o material do qual é fabricado.

Assim, sempre que observar o CR de um cadeado, você saberá que o número apresentado a seguir é o tamanho do corpo do produto, medida em milímetros. Portanto, um cadeado tamanho CR 25 tem 25 milímetros de base, um CR 70, conta com 70 milímetros e assim por diante.

O tamanho varia para cada linha de cadeados?

As empresas fabricantes de cadeados costumam manter linhas variadas de produtos para atender da melhor forma as necessidades de segurança nas mais diversas situações. No caso da Papaiz, existe diferença entre o design, o sistema de fechamento, o material de fabricação e, especialmente, o tamanho do cadeado.

Na categoria Standard, por exemplo, o catálogo conta com nove tamanhos diferentes. E esse número pode variar de acordo com a finalidade do cadeado, como mostramos na tabela abaixo:

Linha

Categoria

Finalidade

Tamanhos disponíveis

Clássica

Standard

Cadeados padrão exportação para as mais diversas aplicações

9

Clássica

Haste longa

Proteção de longo alcance, maior área de fechamento

8

Clássica

Tetra chave

Segurança quadruplicada, dificultando a violação

3

Clássica

Para bloqueio

Máquinas e equipamentos de segurança

1

Clássica

Chromo

Resistência a riscos e corrosão

5

Quais são as medidas de cadeados da linha clássica?

Apesar de haver variações entre os tamanhos dos cadeados, os modelos da Linha Clássica da Papaiz mantêm um padrão de medida, sobretudo para o corpo do cadeado. O tamanho da haste pode ser diferenciado como nos artigos da categoria Haste Longa.

Abaixo, você pode conferir o cadeado e o tamanho ideal para suas necessidades:

Cadeado tamanho: Como saber qual é o ideal?

Para definir o melhor cadeado, tamanho ideal e grau de resistência indicado, é preciso levar alguns critérios em consideração. Já falamos anteriormente sobre estes fatores, mas agora, vamos avaliar, detalhadamente, cada um deles:

Utilização e finalidade

A escolha do melhor cadeado para sua casa, objetos pessoais ou para a empresa, passa pela definição da principal finalidade e das suas expectativas com relação a este artigo de segurança. Portanto, para saber qual o tamanho mais adequado, reflita sobre o grau de proteção que você espera do seu cadeado.

Um modelo pequeno, com haste mais estreita, pode ser mais fácil de arrombar se estiver no portão do depósito da sua empresa, por exemplo. Por outro lado, um cadeado muito robusto não poderá ser utilizado na janela pois, possivelmente, a haste não conseguirá atravessar o ferrolho.

Local onde será utilizado

Para quem pretende usar o cadeado para fechar um armário na academia ou no vestiário do trabalho, basta um modelo simples e pequeno. De maneira geral, ele estará em local abrigado e não requer proteção UV ou anticorrosão, por exemplo.

Se você tem medo de perder as chaves enquanto pratica suas atividades físicas ou enquanto explora uma nova cidade, deixando suas coisas no armário da pousada, a melhor alternativa são os cadeados da Linha Fun, que possuem diversos tamanhos e sistemas de trava.

Caso o local onde seu cadeado será utilizado fica sujeito às variações do clima, com exposição ao sol e à chuva, vale investir em um modelo da Linha Chromo, que conta com proteção extra contra os danos da umidade.

Cadeado tamanho: a Papaiz possui diversos modelos

Como você já pode perceber, a preocupação com a variedade, a inovação e — claro! — a sua segurança fazem parte do DNA da Papaiz. O cuidado com os materiais o design buscam atender às mais variadas circunstâncias.

Por este motivo, na nossa Linha Clássica de cadeados, você sempre conseguirá encontrar o tamanho ideal para cada tipo de uso. Vale lembrar que, além das medidas do cadeado, é sempre importante avaliar a resistência e a durabilidade do material, as indicações de uso e as funcionalidades de cada modelo, seja da Linha Clássica ou da Linha Fun.

Cadeado tamanho: modelos mais inovadores

Sempre caminhando em sintonia com as novas tendências, a Papaiz ampliou seu olhar para outros tipos de cadeados, tamanhos variados e formas inovadoras de manter seus pertences em segurança. Foi assim que surgiu a linha Fun.

Entre seus diferenciais, estão os modelos com fechamento por meio de segredo, os cadeados que funcionam em sincronia com smartphones e outros com disponibilidade em diversos tamanhos, conforme mostra a tabela:

Linha

Categoria

Finalidade

Tamanhos disponíveis

Fun

Active

Acompanha pulseira de silicone que abriga a chave. Adaptável a várias situações, pode ser usado para fechar malas e mochilas ou para trancar o locker do quarto de hotel

2

Fun

Acqua Line

Altamente resistente à umidade e maresia, é ideal para viagens em regiões litorâneas. Tem haste em aço inox para maior resistência e durabilidade.

2

Fun

Black Line

Ideal para condições extremas, tem corpo em latão maciço revestido por capa vedada a alta pressão

3

Fun

Segredo

Dispensa o uso de chave, que é substituída por um prático sistema de segredo. Você escolhe a combinação de números e pode mudá-la a qualquer momento

1 tamanho, 5 cores

Fun

TSA

Ideal para viajantes, conta com exclusivo sistema TSA. Com essa tecnologia, os oficiais dos aeroportos conseguem abrir suas bagagens, caso seja necessário revistá-las, sem a necessidade de arrombamento do cadeado

1 tamanho, 4 cores

Fun

Urban

Um cabo de aço flexível de 780 mm assume o lugar da haste e permite versatilidade no uso do cadeado, com tamanho determinado pelo usuário. Pode ser usado para prender bicicletas, motos e pneus

1 tamanho, 3 cores

Fun

Smart Bluetooth

Com design robusto e inovador, ele dispensa o uso de chaves pois sua abertura é feita via aplicativo, que permite compartilhamento de acesso com outros usuários

1


Por fim, esperamos termos sido úteis para ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o melhor cadeado, tamanho, material e o design que correspondam as suas expectativas.

Se você não sabe onde adquirir nossos produtos, temos uma boa notícia: a Papaiz está no Brasil inteiro! E está também no seu computador. No nosso blog você pode encontrar sempre novos artigos para cuidar ainda melhor da sua segurança.