Os melhores lugares para utilizar os cadeados grandes

Há disponíveis no mercado opções de cadeados para todos os gostos e necessidades. E quando se pensa em máxima segurança, logo se lembra dos modelos mais robustos, com tamanho avantajado e estrutura maciça. Mas será que os cadeados grandes são indicados para todas as situações?

Se você quer descobrir a resposta para esta pergunta, continue conosco na leitura deste artigo. Aqui você vai saber quais os melhores lugares para utilizar os cadeados grandes!














A versatilidade dos cadeados

O cadeado é um tradicional meio de garantir a segurança de bens. Apesar de sua origem remontar aos tempos do Império Romano, em torno do ano 500 antes de Cristo, devido a sua simplicidade, versatilidade e eficiência, ele continua sendo uma excelente opção para quem deseja proteger ou limitar o acesso a determinados objetos ou locais.

No entanto, ao longo de sua utilização na história da humanidade, os cadeados sofreram diversas alterações. Muitas delas, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento industrial e tecnológico, bem como as novas necessidades em segurança que foram surgindo com o tempo.

Desta forma, inúmeros modelos de cadeados foram desenvolvidos a fim de se adequarem melhor a cada necessidade. Neste contexto, a evolução compreendeu todos os componentes de um cadeado, do corpo, à haste, à tranca.

Assim, diferentes combinações de materiais, tecnologias e características em cada uma destas partes possibilitaram que fossem produzidos cadeados com especificações perfeitas para diferentes tipos de emprego, de pontos com risco de choque elétrico, à proteção de maquinário ou malas de viagem.

Contudo, mesmo com todas estas variáveis possíveis para a produção dos cadeados, a imagem dos cadeados grandes ainda é associada a um maior nível de segurança.

Cadeados grandes: tamanho é documento?

Para avaliar o nível de segurança fornecido por um cadeado é preciso considerar diversos fatores. A estrutura de cada um dos componentes de um cadeado fornece contribuição para o nível de segurança do modelo, de modo que a combinação entre elas influencia diretamente no nível de proteção fornecida.

Por exemplo, no que se trata da tranca do produto, os cadeados mais tradicionais, com chaves comuns, podem ter padrão de segurança variável dependendo da quantidade de pinos presente na fechadura.

Já no caso dos cadeados com fechadura tipo tetra, a segurança é ainda maior, pois aumentam o número de combinações possíveis para cada fechadura (em quatro vezes relativamente às chaves comuns), reduzindo as chances de outra chave ou elemento estranho ser capaz de abrir ou arrombar a fechadura.

Outro ponto são as normas exigidas por lei. Um cadeado que estiver dentro da norma de segurança exigida, mesmo que não tenha um tamanho maior, é mais seguro que aqueles que não são certificados.

Assim, um cadeado de tamanho bastante diminuto, equipado com uma fechadura de alta complexidade e devidamente certificado pode ser mais seguro do que um cadeado de grandes dimensões e fechadura mais simples.

No entanto, é preciso ter em mente que esta segurança fornecida pela tranca do cadeado se limita as tentativas de arrombamento por abertura da peça.

Sendo assim, o que vai determinar o padrão de segurança fornecido em um cadeado são as características físicas estruturais e a certificação do mesmo. Assim, tanto o material selecionado para a fabricação da peça (latão, aço, ligas etc.) quanto as espessuras das peças podem ser determinantes para o nível de segurança fornecido.

Cabe destacar ainda que corpo e haste do cadeado podem ser produzidos em materiais distintos, com dimensionamentos e espessuras diferentes. Desta forma, o processo produtivo pode gerar inúmeras combinações para a criação de modelos aplicáveis a distintas situações.

Por isso, para garantir maior segurança contra tentativas de violação por ruptura, é importante avaliar não apenas o tamanho geral, mas os materiais aplicados em cada seção do cadeado.

Por fim, considerando que o arrombamento de um cadeado pode se dar por violação do segredo da fechadura ou por dano à peça, se o seu intuito é garantir alto nível de segurança, invista em um cadeado que agregue:

• Materiais de alta qualidade e resistência;
• Adequação às normas exigidas;
• Tecnologia de tranca.

Quando usar cadeados grandes?

 

 














Tendo em mente todas as considerações acerca da segurança em geral de um cadeado, cabe destacar que há algumas situações em que o emprego de uma peça de tamanho maior é mais indicado. Para determinar quando é o caso, primeiramente, é importante fazer uma avaliação cuidadosa do ponto de instalação do cadeado.

O espaço onde a haste vai entrar deve ser suficiente para que o cadeado se acomode com alguma sobra, de forma a não sobrecarregar a estrutura da porta em questão e facilitar o manejo. Se possível, é uma boa ideia projetar a porta tendo em mente o tamanho de cadeado que se deseja empregar, para garantir funcionamento ótimo do conjunto, com maior segurança e durabilidade.

Tendo em vista estes aspectos, veja a seguir os melhores lugares para utilizar os cadeados grandes:

Em portas e portões grandes, como armazéns e acessos principais a propriedades

Os cadeados grandes são muito indicados para a proteção em estruturas robustas, como grandes portas de armazéns, galpões e portões. Isso porque este tipo de construção tende a ser mais reforçada, sendo que a aplicação de força diretamente nas portas pode gerar tensão suficiente para ocasionar a ruptura de um cadeado menor.

Nestes casos, a robustez de um cadeado grande é capaz de suportar a força de uma tentativa de abertura da porta à revelia. Este fator é especialmente importante quando se considera grandes estruturas automatizadas, movidas por motores.

Devido ao peso das portas ou portões, o mecanismo geralmente apresenta alta potência, o que pode levar à quebra de um cadeado menor, tanto em acionamento proposital, quanto acidental (que pode se dar em decorrência de picos de energia e outros problemas elétricos na alimentação do motor da porta).

Cadeados Grandes: para proteger bens e propriedades de alto valor

Como os cadeados grandes têm maior resistência à tensão mecânica, eles são indicados para a proteção de áreas onde sejam estocados produtos de alto valor ou para o isolamento de locais que não devem ser acessados por pessoas não autorizadas.

Uma tentativa de serrar ou partir o mecanismo do cadeado torna-se frustrada em função de sua espessura maior, de forma que eles apresentam alta eficiência e constituem-se como verdadeiros investimentos nestes casos.

Em áreas remotas ou pouco movimentadas

Em um local onde o fluxo de pessoas seja menor, há mais oportunidades para um invasor tentar violar um acesso. Estando menos sujeitas a serem flagrados durante uma tentativa de arrombamento, pessoas mal-intencionadas dispõem de mais tempo para tentar serrar ou danificar o cadeado a fim de acessar o local.

Os cadeados grandes vão impor maior dificuldade e demandar mais tempo e recursos mais sofisticados para que o intruso consiga violá-lo. Assim, contar com um cadeado robusto ajuda a desmotivar um eventual intruso, além de tornar mais demorado o trabalho para o arrombamento, aumentando o risco de sua ação.

Para proteger maquinário e equipamentos

Máquinas industriais e equipamentos pesados não apenas representam um alto investimento para seus proprietários como também podem causar sérios acidentes se não forem manuseados por pessoas qualificadas. Uma excelente forma de limitar o acesso aos controles destes dispositivos é empregar cadeados grandes, que também desmotivam tentativas de roubo ou adulteração dos mecanismos dos equipamentos.

Em acessos expostos ao tempo

A irradiação solar intensiva, o contato com a umidade, o vento e a maresia são elementos que aceleram a deterioração de produtos metálicos. Por isso, para garantir maior segurança em pontos onde o acesso esteja exposto à ação do tempo, investir em um cadeado que não só seja produzido em ligas antiferrugem, mas que também tenha dimensões maiores é uma excelente opção.

Isso porque mesmos os melhores materiais sofrem degradação perante a exposição prolongada aos elementos climáticos. E como este processo acontece por perda de massa, quanto maior for o cadeado escolhido, mais tempo levará para que ele deixe de fornecer segurança adequada.

Para restringir o acesso às áreas perigosas

Como você viu neste artigo, os cadeados grandes auxiliam no fornecimento de mais proteção devido as diversas de suas características. Dificultam tentativas de violação, resistem à ação do tempo, suportam emprego de grandes forças etc.

Por este motivo, são os mais indicados para fazer o fechamento de locais potencialmente perigosos. Este uso é muito interessante especialmente para empresas, como indústrias e laboratórios, que podem ser sujeitos a onerosos sansões em caso de acidentes em suas instalações. Com um grande cadeado é possível garantir que apenas pessoas autorizadas e qualificadas acessem o local.

Porém, a Papaiz possui a Linha de Bloqueio que são fundamentais para auxiliar a segurança. Com os cadeados desta Linha é possível bloquear máquinas e equipamentos, tornando a rotina mais segura. 

Garantindo a maior segurança para as suas necessidades

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens e aplicações de cadeados grandes, você pôde perceber que em geral elas estão relacionadas apenas à resistência física da peça. Desta forma, se você deseja garantir segurança máxima, é importante combinar o tamanho do cadeado com uma fechadura eficiente e sofisticada.

Há diversos modelos que fornecem estas configurações que unem robustez e tranca segura, variando em tamanho da haste, ligas metálicas aplicadas no produto, tecnologia empregada na fechadura etc. Se você preza pela segurança do seu patrimônio, deve optar por cadeados de alta qualidade, que agreguem tecnologia e robustez em uma só peça.

E para selecionar entre uma variedade de produtos de alto padrão, visite o nosso site e escolha o cadeado ideal para as suas necessidades!