Medida de Cadeados: tudo o que você precisa saber para a melhor escolha

O quanto você sabe sobre as medidas de cadeados? Afinal, enquanto todo mundo já usou um cadeado algum dia, muito pouca atenção se presta no tamanho dos mesmos. Esse item é essencial para a segurança de objetos pessoais, assim como algum local que você quer manter isolado ou protegido.

Então, se você quer saber mais sobre as medidas dos cadeados, continue lendo este post. Trouxemos uma lista com alguns pontos que você precisa saber sobre o assunto, para você nunca ter mais dúvida e acertar na escolha do cadeado.

1. Medida de Cadeados: entenda como funciona a classificação dos cadeados

O primeiro ponto para entender a medida de cadeados é saber como funciona a classificação. Cada um deles é definido por uma marcação do tipo CR XX. Nesse caso, XX é o tamanho do corpo.

Então, se um cadeado tem uma marcação CR 25, ele possui 25 mm de comprimento, ou 2,5 cm. Caso tenha CR 70, tem 70 mm ou 7 cm e por aí vai.

2. Marcação de medida de cadeados: encontre na embalagem e no corpo

Encontrar essa marcação é fácil se você está comprando um cadeado novo. Basta olhar na embalagem do mesmo. Porém, imagine se você precisasse comprar um novo e, por acaso, jogou a embalagem do antigo fora.

Nesse caso também não tem problema, pois esse valor também vem no corpo do cadeado. Portanto, basta verificar esse valor que você já sabe o tamanho do novo cadeado.

3. Tamanho do cadeado: é a largura que determina

Para padronizar e facilitar o controle dos cadeados, convencionou-se que é a largura da base do cadeado que determina esse tamanho. É claro que quanto maior é a largura, o restante do cadeado acaba também aumentando, de modo a manter a proporção do equipamento.

É importante ressaltar que o que faz com que o cadeado seja seguro é se ele atende às normas de segurança exigidas. Este é um dos pontos fundamentais.

 













4. Material usado na fabricação do cadeado

O material usado na fabricação também é um ponto que deve ser levado em consideração. Os cadeados da Papaiz são fabricados com as melhores matérias-primas e dentro da lei e norma exigida. Porém, mostraremos aqui os materiais utilizados no mercado:

- Plástico: É o mais frágil, por isso deve ser usado em situações com uma expectativa de arrombamento leve;

- Alumínio: Também é bem frágil. É mais usado em sistemas de travamento. Pode vir em diversas cores o que facilita a organização;

- Latão: Oferece boa segurança para o usuário;

- Aço sólido ou inox: O aço sólido ou endurecido está entre os mais resistentes. Ele é bem durável e resistente ao corte e às pancadas. Portanto, é usado quando é preciso mais segurança. Já o aço inoxidável é mais resistente contra elementos da natureza. Então, dependendo da exposição do cadeado, esse é o modelo mais recomendado.

5. Escolha o tipo de chave certa para o cadeado

Além da medida de cadeados é preciso também se preocupar com o tipo de chave do cadeado. Nesse caso, o que não falta são opções. O modelo com chaves é o mais tradicional, mas você pode explorar outros. Este é um ponto importante.

Um modelo de segredo único, por exemplo, é ótimo para um condomínio em que existem diversos lugares fechados com múltiplos cadeados.

6. Adeque a medida de cadeados à situação específica

Por fim, você também precisa adequar os cadeados à situação. Por exemplo, se você vai para a academia e precisa de um cadeado, pode escolher um modelo um pouco menor, com código para destravamento e com uma cor bem destacada.

Como é um ambiente mais controlado, você não precisa se preocupar tanto com segurança.

É bem diferente do portão de casa, por exemplo. Nesse caso, a segurança é sua maior prioridade, focando no tamanho do mesmo. Para viajar, você precisa escolher um cadeado ainda mais específico, com um tamanho adequado para passar na argola da mala, ou até mesmo um modelo TSA.

Agora você já sabe tudo sobre a medida de cadeados e pode escolher a peça ideal para sua necessidade. Neste post, você viu como identificar o cadeado pela sua classificação, além do tipo de haste material e uso.

Ficou com alguma dúvida sobre cadeados? Então, confira o nosso blog para saber tudo que você precisa e garantir mais segurança!