Marcas de cadeados: como escolher a melhor?

Ao longo dos anos, a necessidade de proteger nossos bens foi se tornando cada vez maior. Desde armários em nosso lar, na academia no trabalho até portões e janelas nas residências e empresas. Infelizmente a segurança não está garantida e quanto mais segurança, melhor. Neste artigo, vamos mostrar o que analisar para escolher a melhor marca de cadeados. Acompanhe!

O mercado de soluções de segurança oferece diversos modelos. E a Papaiz está no mercado há quase 70 anos e é líder de mercado, pois possui tradição e dita tendências.

A Papaiz oferece tamanhos diferentes e formas de ativar a tranca para todos os gostos.

Marcas de cadeados: tamanhos

Todas as marcas de cadeados possuem tamanhos disponíveis para que você possa escolher. É a largura que define o tamanho do cadeado e virá descrita em milímetros na embalagem e na sua superfície do próprio cadeado. A medida pode variar entre CR20 e CR70, ou seja, entre 20 mm e 70 mm de largura.

A integridade do bem protegido vai depender diretamente do tamanho do cadeado e da proporção com as medidas da tranca ou corrente. Um cadeado de 20 mm, por exemplo, é facilmente violado se for utilizado em uma corrente de bicicleta, porém, funciona adequadamente em argolas de bolsas e malas ou em uma caixa de correio.

Cadeados de 30, 40 ou 50 mm são eficientes quando usados em correntes de motos e bicicletas. Janelas de médio porte também ficam seguras com cadeados de algum desses tamanhos. O importante é avaliar o tamanho da tranca ou dos elos da corrente para que o cadeado os envolva completamente.

Já os tamanhos maiores, de 60 e 70 mm, oferecem alto nível de segurança e são ideais para portões de residências, de pequenas empresas ou lojas e até mesmo para portas traseiras ou laterais de caminhões. Quanto mais opções a marca de cadeado oferecer, melhor a qualidade do seu serviço e a compreensão das necessidades do público.

E não é só a base que é importante na hora de escolher o melhor cadeado. As hastes também determinam o nível de segurança. Um cadeado só funciona corretamente quando alcança a tranca ou a corrente, por isso que em alguns casos a haste precisa ser mais longa dependendo do local de fechamento.

Marcas de Cadeados: modelos

A Papaiz oferece grande variedade de modelos úteis para a segurança cotidiana, seja da bolsa na academia, dos bens em uma loja ou da integridade de pessoas em uma residência.

Os cadeados da Papaiz estão dentro das normas exigias por lei. Por isso, você terá a certeza de estar com um produto que tem segurança e qualidade.

Cadeado tradicional

Trata-se do cadeado comum que é ativado com o uso de chave, não possui nenhum sistema eletrônico e é operado manualmente. É interessante por ser mais barato e oferecer a mesma segurança que os outros modelos. Os modelos clássicos de cadeado são feitos de materiais resistentes e com qualidade reconhecida tradicionalmente.

Alguns modelos de cadeados tradicionais são encapados por serem muito usados em portões externos que ficam à mercê de intempéries, como chuvas de todos os níveis e incidência excessiva de raios solares. Dessa forma a segurança é mantida e a integridade do cadeado também, fundamental para dificultar qualquer violação.

Costuma ser escolhido por quem precisa trancar portões, já que esse modelo pode ter até 16 pinos. São os pinos que definem se o cadeado está trancado ou aberto, portanto, o nível de segurança é diretamente proporcional à quantidade de pinos em sua estrutura interna.

Apesar de toda a tecnologia presente na vida da maioria das pessoas, o cadeado tradicional ainda é bastante forte no mercado. Continua sendo a preferência de empresas e academias já que não exige nenhum conhecimento tecnológico e evita problemas caso algum funcionário ou usuário esqueça alguma senha numérica. Prático, confiável e seguro.

Conte com os cadeados tradicionais da Papaiz.

Cadeado com senha

Essa modalidade costuma ser escolhida em situações que exigem segurança mais complexa ou onde muitas pessoas precisam ter acesso diariamente, reduzindo gastos com diversas chaves ou com substituições. Existem modelos que permitem uma senha de até quatro números, criando uma barreira a mais para quem tentar abrir sem permissão.

O uso de senha no cadeado também é muito comum em bagagens durante viagens internacionais, devido ao maior risco de furtos e de pessoas muito mal intencionadas que colocam itens ilícitos dentro de malas alheias. Mas a mala pode ser inspecionada em aeroportos internacionais e se o cadeado utilizado for do tipo tradicional, a pessoa certamente terá o seu cadeado danificado para que a bagagem seja aberta e seus pertences ficarão desprotegidos dali em diante.

Para evitar essa situação é fundamental que a marca de cadeados escolhida produza seus cadeados com a tecnologia TSA. Após os atentados terroristas de 2001, os americanos criaram um órgão administrativo responsável por todos os meios de transporte, o “Transport Security Administration”, e desenvolveram uma chave mestra para todos os cadeados com senhas. Confira aqui um dos modelos de cadeado com sistema TSA da Papaiz.

O uso da chave mestra é permitido apenas para as autoridades responsáveis pela inspeção e não prejudica o cadeado, que permanece intacto e funcional durante o resto do trajeto. Além de manter a integridade tanto do cadeado quanto da mala, essa tecnologia contribui para a segurança e para não atrasar o trabalho das autoridades.

Cadeados com senha e tecnologia TSA devem permitir a alteração da senha sempre que for preciso. É um modelo interessante pela praticidade, segurança e tecnologia.

Cadeado Bluetooth

Certamente esse é um dos modelos mais modernos do mercado. Sua tecnologia avançada promove praticidade e controle, gerando mais segurança. Mas como funciona esse sistema?

O sistema Bluetooth existe desde 1994 e vem sendo aperfeiçoado desde então. Essa tecnologia permite a troca de dados de um dispositivo para outro sem a necessidade de cabos ou fios. É muito seguro, por se comunicar apenas com dispositivos devidamente identificados, e rápido devido à transmissão direta.

Uma das principais características dessa tecnologia é a necessidade de proximidade. Qualquer sistema de comunicação ou transferência via Bluetooth só pode ser acionado com dispositivos próximos. E não é diferente no caso dos cadeados, garantindo ainda mais a segurança de quem escolhe esse modelo.

A forma de abrir o cadeado Bluetooth é muito simples. Basta utilizar um aplicativo que permite a abertura com apenas um toque. O aplicativo memoriza os dados pessoais do responsável pelo cadeado e disponibiliza uma chave de segurança, mas também possibilita o compartilhamento do acesso caso haja necessidade.

Trata-se de um modelo inovador, que também dispensa o uso ou distribuição de chaves, indicado para áreas internas. Verificar se o cadeado é compatível com os sistemas operacionais dos celulares é essencial, assim como a certificação da ANATEL.

Material de fabricação

Por último, mas não menos importante, deve-se levar em consideração os materiais escolhidos para a fabricação do cadeado. Na realidade, esse é um dos primeiros aspectos que devem ser avaliados, pois o material contribui bastante para que o cadeado fique vulnerável ou não a arrombamentos.

É importante lembrar que existem normas que a marca de cadeados deve seguir para utilizar a matéria-prima apropriada para um equipamento de segurança. Cada material proporciona certo nível de segurança de acordo com sua resistência.

Será o impacto na segurança e a importância da situação que vão definir o melhor uso para cada material, por exemplo:

Cadeados de Latão

O latão é basicamente o resultado da mistura dos metais cobre e zinco. Devido a sua composição é um material extremamente resistente à corrosão, sendo muito utilizado em cadeados de bloqueio para determinadas situações. Não é indicado para locais que envolvam eletricidade.

Cadeados de Aço

Dois tipos são muito recomendados pelo alto nível de segurança: o aço sólido e o aço inoxidável. O aço sólido é o melhor material e o mais usado na fabricação de cadeados. Isso porque é mais resistente, dificultando a quebra por pancadas ou o corte com uso de serras e semelhantes. O aço inoxidável é uma variação desse material que garante a durabilidade do cadeado em caso de locais muito expostos a natureza.

A Papaiz abrange todas essas características e tem sua qualidade reconhecida no mercado. A marca está presente em mais de 20 países ditando tendências em design e em segurança.