Fechadura Digital: Conheça as vantagens desta tecnologia

A fechadura digital se apresenta como uma solução incrível para quem busca não apenas manter seu ambiente seguro, mas também fazer com que ele se torne moderno.

Além disso, é uma alternativa que pode otimizar o processo de abertura de portas de ambientes (casa, empresa, sala, etc.) e evita, por exemplo, que viva situações desconfortáveis, como não conseguir entrar em determinado local porque perdeu as chaves – algo que é muito comum de ocorrer, vale dizer. Já imaginou, por exemplo, perder as chaves de sua casa e ficar impedido de entrar nela? Situação bastante chata.

Mas,e então, você ficou interessado em comprar uma fechadura digital diante da situação que destacamos, mas admite que ainda não fez isso porque desconhece as vantagens dessa tecnologia? Se esse for o caso, basta continuar a leitura. Aqui apresentamos oito motivos que farão você mudar de ideia rapidamente. Veja:

1. Fechadura digital: ela dispensa o uso de chave

A primeira das vantagens de se usar uma fechadura digital é que se trata de uma solução, como já destacamos, que dispensa o uso de chaves. O uso de chaves só é exigido nos casos de fechadura convencional, mais conhecido como modelo de fechadura analógico. A chave, nesse caso, serve para permitir que uma pessoa entre ou saia de um local.

Nesse contexto, cabe dizer que só o fato de você não precisar andar com chaves por aí, dentro de sua bolsa ou em qualquer outro compartimento, já o (a) deixa menos preocupado (a), considerando o fato de que carregá-las pode fazer com que as perca. Seguro e prático, não é mesmo?

Além disso, o uso de fechadura digital evita que você não consiga entrar em casa ou qualquer outro local por esquecer as chaves (o que não se confunde, portanto, com perdê-las).

Por exemplo, levar as chaves para o trabalho e, no final do expediente, esquecê-las na mesa ou gaveta, fazendo com que tenha de voltar para seu local de trabalho para pegá-las, o que pode ser oneroso, tanto financeira como psicologicamente (sobretudo nos dias mais estressantes). O contrário também pode acontecer, como o caso de esquecer as chaves do trabalho em casa.

2. Mais segurança contra intrusos

Se você deseja aumentar a segurança da sua casa ou empresa, então fazer uso de uma fechadura digital é fundamental, uma vez que essa solução oferece mais segurança na comparação com as fechaduras tradicionais, as quais podem ser abertas utilizando a força física para isso.

E, hoje em dia, como sabemos, toda medida de segurança é pouca quando o que se busca proteger não apenas os bens patrimoniais, mas também os familiares e funcionários, caso se trate de uma empresa.

A título de informação, cabe destacar uma matéria que foi produzida pela revista Isto É sobre o número de assaltos no Brasil, que mostra que o número de furtos/roubos no país é pelo menos duas vezes maior do que a média de países que foram pesquisados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A pesquisa conduzida por esse órgão apontou que 7,9% das pessoas (brasileiras) entrevistadas relataram já terem sido vítimas de assaltos nos últimos 12 meses, tomando como ano-referência 2013. Tal percentual representa quase o dobro em relação a outros países pesquisados, que tem o índice de 4%.

Tal realidade mostra a importância de se investir em tecnologias de segurança modernas, capazes de fazer com que seu ambiente, casa ou empresa, esteja devidamente protegido.

3. Otimização de autorização e desautorização de acesso de pessoas

Outro ponto a se destacar com relação à fechadura digital é que se trata de uma solução que pode otimizar o processo de autorização e desautorização de acesso de pessoas a determinados ambientes, casas ou empresas, o que é diferente com relação à fechadura tradicional.

No caso da fechadura tradicional, qualquer um pode ter acesso às chaves, bem como tirar cópias delas, inclusive sem que você saiba. No caso da fechadura digital, só quem terá acesso a uma casa, empresa ou ambiente é aquele que foi autorizado previamente, mediante conhecimento de uma senha cadastrada.

Veja dois exemplos na prática para que assim entenda melhor o ponto aqui abordado:

1. Digamos que Joana é funcionária de uma empresa e tem a senha da fechadura digital para acessá-la diariamente. Contudo, ela precisou ser demitida porque cometeu um erro insanável em suas operações diárias, comprometendo a imagem da empresa. Então, após a demissão, pode o gestor da organização solicitar a troca de senha da fechadura digital ou recolher qualquer cartão que ela utilize para acessar o local.

2. No entanto, se na empresa houver fechadura tradicional, Joana poderá tirar cópias tranquilamente das chaves, sem que o gestor responsável da empresa tenha conhecimento disso, nem controle.

São dois exemplos opostos, mas que servem para que veja claramente como a fechadura digital pode otimizar o processo de autorização e desautorização do acesso de pessoas a determinados ambientes.

4. Ela possui o sistema de alarme

O alarme é uma excelente ferramenta quando o que se busca é evitar roubo ou assalto a casas ou empresas. A partir dessa solução, não apenas o infrator ou intruso é contido, ou seja, estimulado a não praticar o ato de violência patrimonial, mas também a polícia é acionada, para que cumpra seu dever, que é proteger os bens das pessoas, incluindo a vida.

Então, geralmente, as fechaduras digitais contam com alarme, que é acionado ou disparado em caso de tentativa de arrombamento ou erros sucessivos em relação à senha. Assim, por exemplo, se o intruso tenta colocar a senha errada mais de uma vez no dispositivo digital, ele ativa um alarme que aciona a autoridade policial.

Portanto, a fechadura digital pode não apenas modernizar a estrutura tecnológica de seu ambiente, mas também garantir que fique devidamente protegido contra intrusos ou qualquer outra pessoa que não esteja autorizada a acessar o local.

5. Função "não perturbe!"

Outro ponto relevante a respeito da fechadura digital é que se trata de uma solução que vem, geralmente, com a função “não perturbe”. Trata-se de uma solução que permite a você desabilitar a abertura da fechadura pelo lado de fora, o que pode garantir que tenha mais privacidade, se for o caso.

No entanto, não são todas as fechaduras digitais que contam com essa função. Por isso, antes de comprar sua fechadura digital para instalar nas portas de sua casa ou empresa, faça uma ampla pesquisa, com o objetivo de encontrar aquela que pode garantir que tenha a paz que precisa, quando necessário.

6. Travamento automático

Uma fechadura digital também conta com uma função superimportante, que pode garantir que sua casa ou empresa fique segura mesmo quando você esquece a porta aberta, seja para ir para casa, no caso da empresa, ou para empresa, deixando a porta de casa aberta. O nome dessa função é travamento automático, a qual é acionada sempre que o morador esquece a porta de sua casa aberta.

A partir dessa função, pode-se evitar, por exemplo, que sua casa seja assaltada ou furtada, bem como que a vida de sua família seja colocada em perigo.

7. Sensor de incêndio

Como se sabe, incêndios acontecem o tempo todo, seja por negligência do morador ou por conta de algum problema operacional, como um fio descascado, por exemplo. O fato é que uma fechadura digital conta com sensor de detecção de fumaça e, caso algo nesse sentido seja identificado, ela abre automaticamente a porte, permitindo que os moradores saiam do local a tempo.

8. Fechadura digital também representa economia

Por fim, podemos dizer que o uso de fechadura digital possibilita que economize, sobretudo se a compararmos aos modelos de fechadura tradicional. Isso por um motivo simples, que costuma não ser levado em consideração por muitas pessoas: o uso de fechadura digital dispensa chave e, portanto, a cópia delas. Algo que pode fazer com que uma pessoa tenha de gastar mais. Já imaginou ter que fazer cópias de chaves para mais de cinco pessoas?

Como podemos visualizar, a relação de custo-benefício da fechadura digital é excelente, sobretudo quando a comparamos com a fechadura mecânica. Resumidamente, a fechadura digital oferece ao seu usuário benefícios simples, mas que podem fazer grande diferença em seu dia a dia, como economia, mais segurança e controle em relação ao acesso de pessoas a determinados locais.

Após ler este conteúdo, você ficou interessado em comprar uma fechadura digital? Saiba que pode fazer isso clicando neste link que o (a) levará diretamente para a linha de fechadura digital da Papaiz, uma das mais marcas referência no que diz respeito à produção de fechadura digital e cadeados de qualidade. Clique no link e conheça melhor as peculiaridades de cada fechadura digital que disponibilizamos para você.

No entanto, se você já conhece as características da linha de fechadura digital da Papaiz, clique aqui, pois, ao fazer isso, saberá exatamente onde poderá encontrá-la. Por que não faz isso agora? Dessa maneira, você poderá agilizar a segurança de sua casa ou empresa e aproveitar os benefícios que uma fechadura digital pode proporcionar.