Fechadura Digital: qual é a mais segura?

A fechadura digital é considerada a opção ideal para aumentar a segurança da sua casa ou do seu escritório de trabalho. 

Como vivemos no mundo digital, é necessário substituir e atualizar nossos sistemas de segurança de fechaduras tradicionais para fechaduras digitais. 

Na verdade, muitas empresas e donos de residências já atualizaram seus sistemas de segurança para fechadura digital. 

Sua inovação contínua, melhoria nos designs e seus incríveis recursos ajudam a fornecer um acesso fácil e tornar a vida de qualquer empresa ou pessoa mais conveniente. 

A instalação de uma fechadura digital em seu escritório ou na sua casa oferece vários benefícios. A entrada é menos demorada e oferece excelente segurança. 

Muitas empresas e residências no Brasil já possuem uma fechadura digital instalada com impressão digital, senha ou cartão de acesso. 

Esses tipos de fechadura ajudam muito a rastrear o tempo de entrada e saída de funcionários individuais, de modo que você possa tomar nota do acesso total em um dia ou mês. 

Em residências, a fechadura digital pode ser usada para controle dos pais, a fim de saber quanto tempo seus filhos passam fora de casa ou se, por acaso, estão tendo o costume de saírem escondidos durante a noite. 

A seguir, confira dicas de como escolher a melhor fechadura digital, motivos por que é importante ter uma em casa e no escritório e ainda detalhes da fechadura digital mais segura do Brasil atualmente. 

Fechadura digital: como escolher?

A fechadura digital oferece uma variedade de recursos que podem simplificar o gerenciamento diário de uma casa ou escritório. 

E, quando integradas a uma solução abrangente de casa inteligente, oferecem aos proprietários recursos de gerenciamento de acesso que nenhuma fechadura tradicional pode oferecer. 

Mas, com a variedade de opções no mercado, como saber qual é a fechadura digital certa para você? 

Comparar as opções disponíveis requer a compreensão de alguns elementos técnicos, mas ainda mais importante é compreender os recursos que diferenciam um tipo de fechadura da outra. 

Confira a seguir o que você deve buscar em uma fechadura digital quando for escolher a certa para a sua casa ou escritório. 

Acesso personalizado

Uma boa fechadura digital permite a criação de códigos de acesso personalizados. Isso significa que você pode configurar um código para sua filha e outro diferente para o passeador de cães. 

É interessante buscar um modelo que permita modelar os acessos. Assim, caso um funcionário da sua firma seja demitido, você poderá facilmente remover o código de acesso dela da sua fechadura digital. 

O mesmo pode ser feito caso, na sua residência, um dos seus filhos adolescentes estiver de castigo, e você queira garantir que eles não saiam de casa sem o seu consentimento. Nesse caso, é só remover também o acesso deles por um período determinado. 

Durante o tempo de castigo, você mesmo pode se responsabilizar por abrir a porta para eles. E, passado o período de punição, poderá facilmente cadastrar o código de acesso deles novamente. 

Alerta de bateria fraca

Uma fechadura digital é um dispositivo operado por bateria, portanto, certifique-se de ver como a vida útil esperada da bateria se compara aos modelos que você está considerando. 

E procure opções que forneçam uma indicação da vida útil restante da bateria para que você possa evitar o bloqueio com uma bateria morta. Geralmente essa funcionalidade é descrita na descrição do produto como “alerta de bateria fraca”. 

Com essa tecnologia, a fechadura digital emite um alerta toda vez que a bateria estiver fraca, evitando que você se esqueça de repô-la e mantendo a fechadura sempre em constante e pleno funcionamento. 

Proteção de digitais

Há muitos modelos de fechadura digital no mercado que até parecem ser muito eficientes, mas que acabam pecando quando o assunto diz respeito à segurança das suas digitais.

É por isso que vale a pena buscar modelos com tela touchscreen que possuam tecnologia anti-impressão digital, mecanismo que não permite que nenhuma digital permaneça no equipamento, evitando o roubo delas por possíveis estranhos.

Alarmes de segurança

Pode parecer uma funcionalidade óbvia, mas nem toda fechadura digital disponível no mercado é capaz de emitir alarmes em caso de situações de risco, como acesso negado, arrombamento, roubo, porta aberta e incêndio.

Portanto, na hora de ver as especificações da fechadura digital, certifique-se de que possui tecnologia para emissão de alarmes em momentos que todos no seu escritório ou residência precisam estar alertas.

Apoio profissional

Algumas empresas fabricantes de fechadura digital oferecem, além de excelentes modelos para a sua casa ou escritório, uma lista com instaladores certificados que poderão lhe auxiliar na instalação correta do produto.

Existem muitos elementos técnicos em uma fechadura digital e um instalador de sistema de segurança profissional também pode ajudá-lo a escolher uma fechadura que funcionará perfeitamente com seu sistema de segurança existente ou em um novo sistema que você queira implantar.

Fechadura digital: por que ter?

A principal vantagem de ter uma fechadura digital é que nenhuma outra pessoa além das que você autorizar poderá entrar em sua casa ou escritório.

Isso o torna livre de intrusos, ladrões ou estranhos. Instalar uma fechadura digital em sua firma ou residência mantém em segurança seus documentos confidenciais, itens valiosos, as pessoas que ama e muito mais.

Permitir a entrada de funcionários e pessoas dentro de um local de trabalho ou habitação por meio de senha, acesso por impressão digital ou cartão oferece mais segurança e conforto também.

Confira ainda outros motivos pelos quais você deve ter uma fechadura digital.

Você pode acessar seu local de trabalho ou residência a qualquer hora

Com uma fechadura digital, você pode acessar facilmente seu trabalho ou casa a qualquer hora. Você não precisa esperar que alguém abra a porta para você. Isso economiza muito tempo.

Limita os controles de acesso

A fechadura digital pode ser usada em vários tipos de acesso além da entrada da sua casa ou escritório.

Por exemplo, você pode restringir o sistema de controle de acesso com a fechadura digital a alguns funcionários em seu local de trabalho ou residência em uma área específica.

Assim, apenas uma pessoa específica poderá entrar nessa área, em vez de permitir o acesso a todos. Um bom exemplo seria usar fechadura digital em uma área onde você guarda joias ou outros itens de valor.

Não há responsabilidade de carregar chaves no bolso

Com a instalação bem-sucedida de uma fechadura digital na sua casa ou escritório, você não precisa carregar aquele molho barulhento de chaves o tempo todo.

Isso permite menos estresse e te deixa livre da responsabilidade de carregar chaves por onde quer que vá. E, também, de ter que procurar pela casa toda pela chave toda vez que sai atrasado para o trabalho. Só inserir a senha e pronto!

Fechadura digital: detalhes do modelo SL120


Atualmente, a fechadura digital mais segura do Brasil é a SL120, que contém todas as funcionalidades citadas neste artigo, como alarmes de acesso negado, arrombamento, antirroubo, de porta aberta e incêndio (+70°C).

O modelo fabricado pela Papaiz conta ainda com tela anti-impressão digital, aviso de bateria fraca e alimentação de emergência por bateria 9 volts.

O modelo de fechadura eletrônica de sobrepor possui trinco reversível, travamento automático (com sensor) e travamento manual (passagem livre) também, caso deseje um dia fazer uma festa onde haverá vários convidados conhecidos.

É possível também cadastrar até 31 usuários com senhas de 4 a 12 dígitos, controlar o volume dos alarmes e há até o "modo de senha falsa", muito útil se você estiver preocupado com alguém que possa estar observando os números digitados.

Quer saber mais? Veja agora mesmo as fotos e outros detalhes da Fechadura Digital SL120!