Qual é o cadeado mais seguro de 2021? Veja em 5 passos

Sempre útil em diversas situações, o cadeado se modernizou ao longo dos anos e, atualmente, há diversos modelos que vão desde os tradicionais com chaves aos de abertura com impressão digital e até mesmo via aplicativo de celular. 

Mas com tanta modernidade, como saber qual o cadeado mais seguro de 2021? Abaixo, você confere algumas dicas!

Para que serve um cadeado? 

A resposta para a pergunta acima pode até parecer óbvia, mas você sabe quais os benefícios de usar um cadeado? 

Eles têm por função proporcionar mais segurança para um determinado local e por conta disso há diversos tipos - dos que abrem por chaves aos que usam a biometria digital. 

Antes de comprar um cadeado, pergunte-se se há algo que você queira deixar trancado ou protegido. Pode ser desde um armário de academia ou um portão de casa a até uma bicicleta ou uma mala de viagem. 

Assim que souber onde vai usar o cadeado é preciso saber sobre a sua composição para saber qual é o mais indicado.

As partes do cadeado 

O cadeado é mais do que vemos externamente. Chave ou senha é o sistema de abrir e fechar, enquanto que no corpo estão todos os componentes internos. 

Além disso, há o gancho, que é a parte usada para prender o que você deseja, também chamado de tranca do cadeado. Como essa parte deve ser muito resistente, para impedir o seu corte, geralmente ela é feita de aço carbono temperado, e ainda passa por um processo de endurecimento da sua superfície. Caso o cadeado esteja exposto em regiões propensas ao enferrujamento, temos também a opção de cadeados especiais produzidos com ganho em aço inox.

Já a lingueta é onde a tranca é liberada e o cilindro é onde você coloca a chave para liberar a lingueta. O pino mostra se o cadeado está aberto ou não, e a mola serve para assegurar que apenas uma chave pode abrir a tranca. 

Como você pode ver o mecanismo de um cadeado não é tão simples assim!

Modelos de cadeado

Dos modelos com chaves aos que abrem via celular. Confira mais sobre cada um deles.

Modelos simples 

São as versões mais baratas e com eles é possível trancar estruturas pequenas. Esse tipo de cadeado costuma ter, no máximo, quatro pinos.
E falando sobre pinos, o de dezesseis costuma ser os mais resistentes e são indicados para guardar estruturas maiores. Eles funcionam por chaves tetra. Os modelos da linha clássica da Papaiz,  podem ser fornecidos com chaves, mas é possível encontrar opções com destravamentos por senhas.

Modelos com senhas 

Existem dois tipos de cadeados com senha, os analógicos e os digitais, com senhas que podem ter de 3 a 6 dígitos. 

Para abrir o analógico, basta girar os números até chegar na combinação certa; já nos digitais, você digita a senha por meio de um sistema eletrônico.

Modelos direcionais 

Para abrir um cadeado direcional é necessário a movimentação correta das chaves. 

Já o cadeado inteligente, pode ser destrancado por impressão digital ou por aplicativo de celular!

Como escolher o cadeado mais seguro? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de cadeados existentes no mercado, como saber qual é o mais seguro? Na hora de escolher o seu, leve em consideração os pontos que vamos mostrar abaixo.

Tipo de abertura 

Saber qual tipo de abertura é uma das primeiras coisas que você precisa escolher. O de chave é o mais comum e alguns deles já acompanham um sistema de alarme, ou seja, um sinal sonoro é emitido quando alguém tenta arrombar o cadeado.

Tipo de material 

Saber de qual material o cadeado é feito, pode dizer muito sobre sua segurança, pois você não vai querer um feito de vidro, certo? 

Há cadeados feitos de aço, latão, alumínio e zamac. O de aço é o mais comum e o de alumínio é o mais leve. O de latão é o mais utilizado nos modelos com chave, como o Chromo da Papaiz, que ainda recebe uma camada de cromo para proteção, enquanto o de zamac é uma mistura de três metais: alumínio, cobre e magnésio.

Tamanho 

O tamanho do cadeado também pode influenciar na segurança. Todo modelo tem uma sigla CR seguida de um número. Esse número indica: 

●      CR20 a CR25 - indicado para locais ou objetos pequenos

●      CR30 a CR50 - indicado para portões, motos e bicicletas

●      CR50 a CR70 - indicado para portões de lojas, casas e caminhões

Argolas 

Dependendo de onde você vai usar o cadeado é possível escolher entre os que tem argolas fixas ou flexíveis. 

As argolas fixas apresentam maior resistência, enquanto as flexíveis dão maior liberdade na hora do travamento.

Pinos

Comentamos acima que o números de pinos de um cadeado pode influenciar na sua segurança. Quanto mais pinos ele tiver, mais segura e resistente ele será.

Agora que você já sabe como escolher o cadeado mais seguro, não deixe as suas coisas desprotegidas. E se você está pensando em adquirir um cadeado, aproveite para conhecer a loja online da Papaiz!

 Perguntas Frequentes

1) Qual o melhor cadeado?

O melhor cadeado é o Standard da Papaiz, pois é seguro, clássico e de alta qualidade.

2) Qual é o cadeado mais seguro?

O cadeado mais seguro é o Standard da marca Papaiz, além de outros modelos do fabricante.

3) Onde encontrar o cadeado?

Você encontra o cadeado Standard da Papaiz na loja online da Papaiz. Lá tem os melhores modelos.