Fechadura Bico de Papagaio: para que serve?

O mercado oferece para os consumidores diversos tipos de fechaduras, com diferentes finalidades, valores e recomendações de uso. A fechadura bico de papagaio é uma das mais populares entre elas. Neste texto, nós vamos contar para você tudo sobre a fechadura bico de papagaio.

Se você está interessado neste produto para a sua casa ou empresa, acompanhe nosso conteúdo até o fim.

Fechadura Bico de Papagaio: para que servem, em quais tipos de portas?

A fechadura bico de papagaio é bastante utilizada em domicílios, empresas, lojas e outros tipos de edificações em todo o país. São produtos que oferecem bastante robustez e segurança, especialmente se feitas em materiais de qualidade, de uma marca confiável, além disso, também podem dar um toque de estilo ao ambiente.

A fechadura bico de papagaio é recomendada para uso em portas de correr. Isso acontece por causa do formato de seu fecho, que também é o que dá o seu nome. O fecho possui uma curvatura semicircular. Quando a chave é girada no sentido de trancar, o formato da peça faz com que o fecho se movimente para frente e para baixo, formando o desenho semelhante a um bico de papagaio.

O seu formato característico é o que faz da fechadura bico de papagaio uma das opções mais seguras para quem deseja equipar uma porta de correr. Ao trancar a fechadura, o fecho em formato de bico vai para baixo e faz uma espécie de gancho que segura a porta trancada contra qualquer puxão.

Você também pode encontrar fechadura bico de papagaio com um fecho quadrado. Neste caso, o fecho tem uma ponta retangular que se projeta para frente. Quando a chave é acionada, dois “bicos” se deslocam, uma para cima e outro para baixo, fazendo com que a porta fique totalmente trancada.

A fechadura bico de papagaio também pode ser utilizada para a segurança de portas camarão, ou portas articuladas. Apesar de abrir a porta com uma dobra em seu interior, o movimento do fecho acontece de maneira semelhante a uma porta de correr, recuando a fechadura em relação ao batente. Neste caso, o bico de papagaio também proporciona um trancamento totalmente seguro.

Como na porta de correr as folhas são alinhadas, uma fechadura comum, com fecho reto ou retangular, não conseguiria manter a porta fechada. Estando no mesmo trilho, bastaria puxar a porta para que ela abrisse, mesmo estando trancada. Com uma fechadura bico de papagaio, a sua propriedade não corre riscos.

Contudo, as fechaduras bico de papagaio não são recomendadas para uso em portas com abertura comum. A fechadura bico de papagaio não utiliza maçanetas, por isso, a única forma de acioná-la é a partir do movimento das chaves. Ou seja, ou ela está trancada ou está aberta, sem a opção de permanecer apenas encostada.

Por isso, em uma porta de abrir, o uso de uma fechadura bico de papagaio pode não ser muito prático para as pessoas que utilizam aquela passagem, especialmente se for uma porta ou portão que é aberto e fechado diversas vezes ao longo do dia.

Fechadura Bico de Papagaio: qual a vantagem em termos de segurança?

A fechadura bico de papagaio é, sem dúvida, o melhor formato de fechadura para portas de correr em quaisquer ambientes. Esta é uma fechadura extremamente segura, pois seu formato garante um fechamento completo que só permite o acesso ao ambiente mediante a chave do proprietário.

Graças ao seu formato característico, a fechadura bico de papagaio dá uma resposta tátil ao fechar ou abrir. Por isso, você não corre o risco de virar a chave, achar que trancou a porta, mas não girou a chave o suficiente, deixando a fechadura destrancada. Ao sentir o giro do fecho, a porta está trancada e pronto.

O seu formato também faz da fechadura bico de papagaio um produto praticamente a prova de arrombamentos. Um arrombamento feito com a força de um chute ou de uma pancada não funcionaria com este tipo de fechadura, pois a sua pressão não é apenas para frente, mas também para baixo.

Caso a tentativa de arrombamento seja feita com uma chave de fenda ou pé de cabra, o invasor também terá muitas dificuldades em vencer o mecanismo de trancamento desta fechadura, especialmente se ela for de uma marca de confiança e tradição, que fabrica produtos resistentes com matérias primas de primeira qualidade.

Fechadura Bico de Papagaio: dicas de onde elas podem ser empregadas

Agora que já falamos bastante sobre os usos e a confiabilidade da sua fechadura bico de papagaio, vamos dar algumas dicas de onde elas podem ser empregadas com bastante versatilidade, bom gosto, conforto e segurança para os seus ambientes.

O uso de uma porta de correr é muito indicado para ambientes mais compactos, pois este tipo de porta proporciona economia de espaço, dando a impressão de que o ambiente é maior do que realmente é. Neste caso, a porta de correr é uma boa opção para apartamentos. Use na porta de entrada, ou na porta que dá acesso à varanda.

Entretanto, ambientes internos não são os únicos lugares onde a sua fechadura bico de papagaio será bem aproveitada. Estes produtos também são muito adequados para instalação em seu portão de correr. Atenção: o peso do portão e a instalação externa podem demandar um modelo mais reforçado de fechadura bico de papagaio.

Uma dica importante é tentar ao máximo possível manter a sua porta de correr plenamente alinhada. Trilhos desalinhados ou desnivelados podem fazer com que a fechadura bico de papagaio fique difícil de abrir, graças ao seu formato.

Fechadura Bico de Papagaio Papaiz: qualidade e segurança

A Papaiz oferece uma linha completa de fechadura bico de papagaio e outros modelos para a sua casa, empresa, condomínio e muitos outros ambientes. São dezenas de produtos disponíveis para você, não apenas de fechaduras, mas também de dobradiças, travas, puxadores e demais produtos relacionados à segurança da sua propriedade.

Não importa em que lugar do Brasil você está, é possível encontrar os produtos Papaiz aí perto de você. Clique aqui e veja o distribuidor mais próximo!