Acabamento Preto Fosco: como deixar a sua casa com design industrial

Para quem está querendo fazer uma reforma e não sabe por onde começar, dar uma olhada nos estilos que são as últimas tendências modernas pode ser um bom princípio para escolher, como o acabamento preto fosco, por exemplo.

Uma moda que tem feito muito sucesso hoje em dia no ramo da decoração é o estilo industrial, que você provavelmente já deve ter notado nas decorações de casas e apartamentos mais modernos, com seus detalhes em preto fosco e muito inox nos apetrechos do ambiente.

A opção de design industrial é perfeita para quem gosta de personalidade e simplicidade quando o assunto é decoração. Esse estilo mais “bruto”, inspirado no design industrial, em contraste com uma decoração sofisticada é capaz de gerar no ambiente um charme especial – além de prover praticidade com um belo toque de modernismo, tornando o local realmente interessante para se permanecer.

Este estilo industrial vem tomando o mercado de decorações e se tornando uma tendência forte desde 2013, e se estabeleceu entre uma das preferências dos decoradores no brasil, tanto por sua beleza rústica como por sua praticidade.

Acabamento preto fosco: onde surgiu o estilo industrial

Este estilo de decoração surgiu no mundo entre as décadas de 1950 e 1970, na cidade de Nova Iorque (EUA) onde este design se tornou popular quando antigos galpões e também prédios comerciais passaram a ser desocupados e assim servir como moradias.

Isso gerou os famosos lofts residenciais, que na época eram baratos e acomodavam uma grande quantidade de pessoas – além de ser um ambiente charmoso quando detalhado corretamente.

Com o tempo, o que veio da necessidade tornou-se um estilo desejável na área do design e decoração, e o aspecto urbano desleixado se tornou um charme indiscutível desses locais.

Acabamento preto fosco: quais são as características do estilo industrial

Esta aparência crua permite a possibilidade de acompanhamentos rústicos e também vintages, a depender do gosto do morador. Se preferir acompanhar seu estilo industrial com elementos do rústico, você terá como reforçar mais o design. Dessa forma, procure colocar móveis antigos e desgastados.

Você também pode dar preferência aos tons metálicos e ao acabamento preto fosco, tão característico desta decoração. Já, se for seguir a linha vintage, é interessante utilizar elementos coloridos, de preferência em tons pastel, e móveis em madeira natural que, além de aquecer os ambientes, também proporciona o estilo antigo que se deseja alcançar.

No entanto, independentemente do acompanhamento, o estilo industrial em si tem características de decoração próprias a serem seguidas por quem deseja essa linha de decoração.

O primeiro elemento de locais com estilo industrial é que estes devem ser amplos e integrados, com menos divisórias e paredes que rachem os ambientes em muitos. O ideal é que se “use e abuse” do conceito aberto nesse estilo.

Além disso, as janelas também devem ser muito amplas, uma vez que uma das características desse estilo de decoração é ótima luminosidade do local.

Para interpor um charme na decoração, é ideal que também haja superfícies das paredes sem acabamento – lembrando justamente os lofts industriais que deram início a esta tendência.

Já os móveis para este estilo costumam ser metálicos ou de madeira de demolição, para resguardar o ar rústico do local. Para manter o estilo, muitas pessoas utilizam até mesmo móveis reformados.

É natural também a utilização de tons terrosos e cores neutras em detalhes do ambiente. Uma dica que pode tornar o local bem interessante e que combina muito com essa pegada urbana que tem o estilo industrial é a arte urbana, o grafite – combina perfeitamente e pode dar um toque de cor na decoração.

Há, no entanto, quem goste do estilo industrial mas não aprecie o caráter de “desleixo” que ele apresenta em seu aspecto de decoração mal acaba – e para estes também há uma saída para utilizá-lo. Apesar de uma das características do Estilo Industrial ser justamente as paredes sem acabamento, não é imprescindível que você as deixe desta forma para completar o ambiente.

Também não é totalmente necessário que se mantenha as estruturas do local a mostra, tal como é de costume nesse tipo de decoração. Sendo assim, não é estritamente necessário que os espaços se assemelhem totalmente com os lofts industriais de Nova York.

Também é possível decorar um ambiente somente fazendo uso de móveis, acessórios decorativos, e uma pintura bem feita nos tons certos, contanto que os elementos sejam estruturados e colocados em harmonia – dessa forma o projeto alcançará seu objetivo e não parecerá que a decoração é apenas resultado de desleixo.

O mais importante para se alcançar a estética industrial é conseguir equilibrar todos os elementos, incorporando itens metálicos, tal como bancos e luminárias, que são excelentes opções para gerar um ambiente agradável e com a decoração industrial presente.

Fazer uso de banquetas e cadeiras de tom metálico, principalmente o tom cobre, pode dar traçar o estilo de forma mais clara, bem como a pintura das paredes também define o design que se deseja alcançar.

Para uma decoração que lembre o design industrial, tanto cores mais rústicas e desgastadas, como o clássico preto fosco para detalhes na estrutura são essenciais para definir o estilo que se deseja alcançar.

Outras cores que podem ser usadas muito são as chamadas cores neutras – os ambientes industriais não chamam atenção por serem coloridos, então o destaque das pinturas principais deve ser em tons neutros, especialmente o cinza, o prata e o preto foscos além do marrom.

No entanto, não se esqueça de que a decoração industrial é um estilo urbano – assim, para os que preferem ambientes coloridos, conforme já demos a dica, é possível manter o ar industrial é acrescentar grafites para enfeitar o ambiente e dar este toque urbano às paredes e estruturas do local.

Muitas pessoas também incorporam plantas discretas para dar um ar de refinamento e cor ao ambiente que tende a ser mais sério.

Quer aplicar este tipo de decoração no seu local? Abaixo estão algumas dicas.

• Estruturas à mostra
A decoração industrial baseia-se nos aspectos mais primários das construções civis, de forma que um método fácil para começar a dar um acabamento no estilo industrial é permitir que os tijolos e o concreto fiquem à mostra, bem como talvez alguns canos e estruturas internas.

• Espaços amplos
Não existe estilo industrial sem conceito aberto – os ambientes devem lembrar galpões industriais, sendo amplos, funcionais e com a menor quantidade de portas possível. Há poucas divisões de ambiente: cozinha, sala e copa devem se incorporar em um só ambiente.

• Encanamentos e vigas aparentes
Falamos anteriormente de algumas estruturas que podem ficar a mostra, e os encanamentos e vigas com certeza podem fazer parte desta lista. Neste caso é importante selecionar quais podem ficar expostos fazendo parte da decoração da casa, e se não haverá incomodo nisto. Estes elementos ficam bons na decoração, uma vez que são rústicos e metalizados.

• Portas e janelas amplas
Outra característica muito pontual do estilo industrial é a alta luminosidade que vem principalmente da amplidão de suas janelas e portas. É importante que haja muito espaço para a luz do sol entrar e que, apesar das cores do ambiente como o preto fosco estarem presentes, o local não seja escuro.

• Otimização dos espaços
Pelo estilo ter se derivado dos lofts de Nova York, a tradição de valorizar e otimizar os espaços se mantém por meio da decoração. É muito comum utilizar espaços para duas ou mais coisas diferentes, por exemplo.

• Peças metálicas e vintages
Os acessórios decorativos são essenciais para dar o ar industrial ao ambiente. Móveis com aspecto mais usado ou antigo são ideais – principalmente se vierem em cores pastéis como vintage, ou metalizados para harmonizar com o ambiente. Os apetrechos dão todo o charme para o lugar.

• Grafite como decoração
A arte de rua faz parte do estilo industrial porque ele se deriva da cultura urbana – dessa forma, para dar mais cor aos espaços de um ambiente com estilo industrial, contratar uma empresa que faça um belo grafite nas paredes ou móveis é uma opção moderna e cheia de expressividade.

Dessa forma seu espaço pode ter mais personalidade e ao mesmo tempo estará envolvido culturalmente com a decoração que representa.

• Iluminação e pendentes
Como já comentamos, a iluminação é um ponto muito importante para o design industrial – principalmente em função das cores como o preto fosco e o cinza ,que podem escurecer o ambiente.

No entanto, para além da luz do sol que deve entrar em abundância, a escolha de lâmpadas e pendentes também é muito importante já que seu visual cru pode fazer parte da estética industrial.

• Móveis reutilizados

Com o apelo ao vintage, é natural que móveis reutilizados sejam muito procurados para compor a decoração destes tipos de ambientes. Nas cores certas, estes móveis são o que dão um ar convidativo e aconchegante.

• Cores nos tons certos
Por fim, as cores, como antes já citadas, são parte importante da estética – sendo utilizadas principalmente as neutras, bem como o preto fosco, além de tons pastéis e desgastados nos móveis.

 Acabamento Preto Fosco: Fechaduras, Dobradiças e Travas

Para ajudar você a criar o estilo industrial, que é contemporâneo, a Papaiz criou fechaduras, dobradiças e travas no acabamento preto fosco. Estas peças auxiliarão você a ter mais segurança para o seu lar e ainda ter um design único.

As fechaduras com acabamento preto fosco são elegantes e modernas. Elas combinam com qualquer decoração e, por isso, são excelentes opções. Além disso, você ainda conta com toda a qualidade da Papaiz.

Já, as dobradiças no acabamento preto fosco da Papaiz são seguras e robustas. Elas proporcionam uma abertura suave para a sua porta e ainda harmonizam com todo o ambiente.

E, as travas com acabamento preto foco da Papaiz possuem design moderno e ornam totalmente com a decoração de seu lar.

Para encontrar as fechaduras, dobradiças e travas no acabamento preto fosco, você poderá acessar o site da Papaiz e encontrar um representante em sua cidade.