Marcas de Cadeados: Como optar pela melhor?

Escolher um cadeado parece não ser uma tarefa muito complicada. Afinal, são todos iguais, certo? Bem, apesar de muitas vezes terem aparências similares, cadeados podem, na verdade, apresentar características bastantes distintas uns dos outros. Daí a importância de observar certos parâmetros ao selecionar o produto mais adequado.

O primeiro aspecto a ser observado é a utilização. O cadeado vai ser usado para proteger bens de muito valor ou apenas objetos que, na verdade, não fariam tanta falta? Você vai usá-lo para bloquear o armário na academia ou para impedir o acesso a uma gaveta com documentos importantes? Não faria sentido, por exemplo, comprar o cadeado mais caro do mercado para proteger objetos de valor similar ou mesmo inferior, correto?

Outros parâmetros importantes são o tamanho, o material de fabricação e o tipo de construção do cadeado. Cada uma dessas características conferem diferentes níveis de resistência e funcionalidades ao produto, e muitas vezes podem ser proibitivas a determinadas formas de utilização.

Cadeados maiores e com muitos pinos, por exemplo, são indicados para locais que requerem maior segurança, enquanto os menores são indicados para contêineres sem objetos de valor. Cadeados digitais também são mais adequados para ambientes que requerem alto nível de segurança, enquanto que os com senha são mais indicados quando o contexto dificulta o transporte e a guarda de chaves, por exemplo.

De qualquer maneira, independentemente da marca, um cadeado tem como função principal a proteção. E, para cumprir seu objetivo, deve ter materiais e processos de fabricação certificados de acordo com as normas da ABNT. É importante também que seja fabricado por uma empresa conhecida e com certa tradição no mercado.

Marcas de cadeado: resistência

Um dos principais critérios para se definir o cadeado mais adequado para cada situação é o nível de resistência, a qual é diretamente afetada por suas características construtivas. Nesse sentido, o material de fabricação, o tamanho e o número de pinos são determinantes.

De acordo com a norma ABNT NBR 15271, a principal diretriz a ser atendida quando o assunto é cadeados, os produtos podem ser fabricados com cobre, zinco, aço, plástico, ferro e alumínio, ou ainda com outros materiais, desde que estes possuam resistência superior ou equivalente à dos especificados na norma. Materiais mais resistentes devem ser selecionados caso os requerimentos de segurança do local a ser protegido sejam altos.

O número de pinos também impacta o nível de segurança de um cadeado. Geralmente, cadeados com mais de dois pinos são mais seguros e devem ser os preferidos para proteger bens de alto valor.

O tamanho é outro fator que afeta diretamente a resistência do cadeado. Cadeados maiores são obviamente mais resistentes. O tamanho é indicado nas embalagens, precedido da sigla CR. Cadeados CR 30, por exemplo, apresentam 30 mm. Estão disponíveis no mercado modelos de 10 mm até 1000 mm ou mais.

A resistência de um cadeado pode ser medida ainda de acordo com a tabela da ABNT, que os classifica com um número entre 1 e 10. Cadeados entre 1 e 3 são considerados mais frágeis; entre 4 e 7, apresentam resistência média; e cadeados entre 8 e 10 são considerados muito resistentes.

Marcas de cadeado: chave ou senha?

Cadeados com chaves podem ser ideais para proteger objetos de muito ou pouco valor. Lembre-se que, quanto mais pinos tiver, mais seguro é o cadeado. Assim, escolha o número de pinos de acordo com o valor dos itens que deseja proteger.

Cadeados de chave são uma boa opção também para quem tem dificuldades de memorizar senhas e para que não está muito acostumado ou não gosta muito da ideia de agregar tecnologia ao cadeado.

Há ainda cadeados com chave direcionais, os quais, para serem abertos, requerem a movimentação da chave em uma direção específica. São perfeitos para quem deseja um nível de segurança a mais.

Já cadeados de senha são indicados para empresas, por exemplo, principalmente quando mais de um colaborador os manipula. Sem chaves, elimina-se o risco de perdê-las. Também é uma boa opção utilizar cadeados de senhas em academias, pois não é muito cômodo nem seguro trancar seu cadeado e sair para se exercitar com a chave no bolso.

Alguns cadeados de senha podem ainda ser tecnológicos, com funções como reconhecimento de impressões digitais ou abertura via smartphone ou cartão eletrônico.

Marcas de cadeado: a Papaiz atende a todos os requisitos

A Papaiz oferece diversas opções de cadeados, em vários tamanhos e modelos, atendendo às mais variadas necessidades.

Trabalhamos com matérias-primas de ótima qualidade e sistemas de segurança e tecnologia atualizados. Atendemos todos os requisitos de segurança estabelecidos pelas normas vigentes.

Entre os cadeados clássicos, destacam-se os modelos:

StandardIndicados para aplicações como bloqueio do acesso a caixas de luz e de caixas de correio, portões e janelas. São produzidos com latão maciço e haste cementada e cromada, com duas chaves de latão niqueladas. Disponíveis nos tamanhos CR 20 a CR 70.

Haste longa: Produtos em latão maciço, com haste alongada para situações em que a haste normal não alcança a área de fechamento do local a ser protegido. Ideal para janelas e portões e disponíveis nos tamanhos CR 30/50 a CR 50/50.

Tetra chave: Produzido em latão maciço, possui chaves de 4 lados e permite mais de 40 milhões de combinações de segredos, dificultando ainda mais a violação. Disponíveis nos tamanhos CRT 50 a CRT 70.

Cadeados para bloqueio: Também produzida em latão maciço, a linha da Papaiz/Assabloy foi desenvolvida para máquinas e equipamentos de segurança. Assim, é revestida por capa altamente resistente a impactos. Disponível em seis cores, nos tamanhos CR 35 a CR 50, atende a norma NR 12 e o programa LOTO (Bloqueio e sinalização de energias perigosas). Acompanham etiquetas de identificação com filme protetor.

Chromo: Indicada para bloqueio de acesso a caixas de luz e caixas de correios, a linha apresenta acabamento diferenciado para uma maior resistência à corrosão e riscos. Assim, oferece maior durabilidade e garantia de 10 anos.

Para saber como encontrar os cadeados Papaiz no Brasil inteiro, acesse a seção onde encontrar, no nosso website.