Fechadura Eletrônica: Como deixar a sua casa mais moderna?

Sem dúvida, a tecnologia trouxe grandes mudanças para a vida das pessoas e influencia cada vez mais a forma como interagimos com o mundo. A modernidade oferece diversos recursos que facilitam e garantem maior segurança e comodidades para as casas.

Um desses exemplos de modernidade é a fechadura eletrônica, um item que tem conquistado cada vez mais pessoas que buscam opções de segurança e praticidade.

O que é uma fechadura eletrônica?

As fechaduras eletrônicas são dispositivos que abrem e fecham as portas por meio de sinais elétricos. Elas podem ser simples, sendo montadas diretamente na fechadura da porta ou em modelos mais complexos, que se conectam com um sistema informatizado de controle de acesso.

As fechaduras eletrônicas dispõem de diferentes formas de autenticação como senhas, cartões, etiquetas RFID, biometria, entre outros. O meio mais utilizado é a senha numérica, que pode ser de 4 a 6 dígitos, para abrir a fechadura. Em seguida, vem o cartão de acesso, que precisa ser aproximado do leitor para liberar a entrada.

As versões mais modernas podem utilizar, inclusive, os aplicativos para smartphones para destravar a porta.

Como funcionam?

As fechaduras eletrônicas prometem proteger a residência utilizando tecnologia que dispensa o uso de chaves.

Elas podem ser facilmente instaladas por uma empresa especializada, que conectará o equipamento à rede elétrica. Alguns modelos contam com bateria própria, aumentando a segurança do usuário, mesmo em situações de falta de luz.

Existem basicamente dois modelos de operação. Um deles funciona com sensor de presença, um dispositivo que faz a leitura de sinal e libera o acesso. O outro modelo funciona por meio de biometria, funcionando com base em um banco de dados instalado.

Além disso, as fechaduras eletrônicas podem ser embutidas na porta (com ou sem o uso de maçanetas), ou podem ser sobrepostas, sendo colocadas junto à maçaneta convencional.

Principais funcionalidades da fechadura eletrônica

Entre as principais vantagens de utilizar fechaduras eletrônicas nos acesso de uma residência ou espaço comercial estão:

Dispensar o uso de chaves – Evita os problemas com perda ou esquecimento das chaves;

Mais segurança – As fechaduras convencionais podem ser facilmente abertas enquanto as eletrônicas oferecem muito mais segurança com as formas de autenticação;

Travamento automático das portas – Os modelos mais completos permitem a configuração do travamento da porta depois de alguns minutos aberta;

Adicionar ou remover o acesso sem trocar a fechadura – Para isso basta trocar a senha, excluir ou incluir uma biometria ou um equipamento de aproximação;

Oferecer a função não perturbe – É possível configurar um horário em que não seja permitido o acesso ao local;

Sensor de incêndio – Quando conectado, a porta abre automaticamente para que facilitar a saída do local;

Alarme Sonoro Antiarrombamento – Caso alguém tente arrombar a porta ou em caso de cinco erros sucessivos de inserção da senha;

Senha protegida – Quando habilitada, o display mostra números aleatórios após a senha, dificultando que alguém descubra a numeração correta;

Tendências para as fechaduras eletrônicas

O principal objetivo das pessoas que buscam a instalação das fechaduras eletrônicas é modernizar e facilitar o acesso ao imóvel. E para isso o mercado está sempre inovando.

O uso de aplicativos de celular conectados ao sistema eletrônico da fechadura, por exemplo, amplia consideravelmente as funcionalidades do equipamento.

Com o sistema é possível, além de tudo o que já foi falado:

• Criar facilmente novos usuários autorizados;

• Gerenciar horários de entrada de cada pessoa (o que pode ser bastante útil em ambientes corporativos);

• A criação de senhas temporárias para visitantes mesmo a distância, entre outros;

Esses recursos aumentam a segurança do local, já que elimina o uso de chaves ou de tags de aproximação, e também a possibilidade de repasse de senhas para pessoas não autorizadas.

Além disso, é possível também identificar quem foi o primeiro a chegar ou quem esteve por último do ambiente.

Melhores modelos de fechadura eletrônica

Fechadura Smart Lock SL100

A fechadura eletrônica Smart Lock é fácil de instalar, fácil de usar e seu design agrega valor e beleza aos ambientes.

Seu sistema eletrônico permite a abertura por senhas de até 14 dígitos e o cadastro de até 9 usuários. Também disponibiliza cinco cartões de abertura, porém com ela é possível cadastrar até 99 cartões de proximidade em um só dispositivo.

Além disso, atende comandos de voz em português e espanhol, possui abertura por chave de emergência, modo privacidade e entrada micro USB (padrão Android) para alimentação externa de emergência para bateria.

A Fechadura Smart Lock pode ser instalada em portas de giro.

É importante destacar que as Fechaduras Smart Lock não possuem trinco reversível, sendo necessário, portanto, comprar sua fechadura já na posição correta em que irá utilizar.

Fechadura Smart Lock SL110

A Fechadura Smart Lock SL110 é um equipamento de embutir, com trinco reversível, teclado digital touchscreen, que permite o uso de senhas com 4 a 9 dígitos.

Atende comandos de voz em português, inglês e espanhol e possui o Modo Master, que corresponde a uma senha de administrador.

Permite o cadastro de até 99 usuários com senha e 99 cartões de acesso (5 desses cartões estão inclusos). Além disso, o equipamento vem com 02 chaves de emergência.

Possui também as funções de travamento automático por controle de tempo, modo passagem livre, fechamento com um toque no painel, modo senha falsa, modo privacidade, modo silencioso e alarmes de acesso negado e de porta aberta.

Fechadura Smart Lock SL120

A fechadura Smart Lock SL 120 é um modelo de sobreposição, indicado para portas com espessura entre 30 mm e 50 mm. Ela possui trinco reversível e tela touchscreen anti-impressão digital.

Podem ser cadastradas até 31 usuários com senhas com 4 a 12 dígitos. Tem a função Master (senha para administrador), travamento automático com sensor, travamento manual, permitindo a passagem livre, fechamento com toque no painel, além dos modos privacidade, senha falsa e silencioso.

Possui alarmes de acesso negado, arrombamento, antirroubo, porta aberta e de incêndio, quando a temperatura ultrapassa 70 °C. Além disso, possui alimentação de emergência por bateria 9 volts e função reset.

Fechadura Eletrônica para Móveis

Um modelo de fechadura indicado para garantir a segurança de armários e gaveteiros em casa, no trabalho ou em locais coletivos. Permite a criação de mais de 470 bilhões de combinações de senhas, com 4 a 15 dígitos.

Oferece as funções de senha falsa, modo público e senha temporária, além de alarme em caso de tentativas frequentes de acesso. Possui entrada micro USB (padrão Android) para alimentação externa de emergência para bateria.

O que considerar na hora de escolher uma fechadura eletrônica?

Alguns fatores são importantes a serem considerados na hora de comprar uma fechadura eletrônica. O primeiro deles é o tipo de porta.

Hoje existem portas de diferentes modelos e materiais, podendo ser de madeira, de vidro e até de metal. As fechaduras eletrônicas possuem indicações específicas para sua instalação, então é fundamental ter atenção quanto a isso.

O segundo ponto é o sistema operacional da fechadura eletrônica. Como já foi dito, os equipamentos podem utilizar um ou mais sistemas de abertura, podendo ser:

• Cartão;

• Chaveiro eletrônico de proximidade (RFID);

• Senha;

• Biometria;

• Aplicativos.

Para essa escolha deve ser considerada quantidade de pessoas que precisarão de acesso ao local e a quantidade de vezes que a porta será destrancada.

Para local com tráfego intenso o ideal é utilizar sistemas de cartão ou chaveiro de aproximação. Por outro lado, para ambientes com menor tráfego os sistemas de senha, biométrico e com aplicativos são mais práticos.

O terceiro ponto a ser analisado é sobre a instalação que pode ser de embutir ou de sobrepor, os últimos sendo instalados em qualquer altura da porta e sem que seja preciso remover a fechadura tradicional.

Já a fechadura de embutir é instalada dentro da porta, com o fechamento na parte interna do batente, sendo assim ela precisa ser instalada em portas com espessura maior como as de madeira ou metal.

As funções adicionais da fechadura eletrônica também devem ser consideradas. Como você pode ver acima, existem diversos modelos com funcionalidades diferentes, desde modelos mais simples, até mesmo os mais completos e integrados com outros elementos de segurança.

E, por último, é preciso considerar o design da fechadura eletrônica. De maneira geral elas têm um design tecnológico, mas também existem modelos mais clean ou mais robustos. As cores também podem ser diferenciadas e podem ser escolhidas conforme for a decoração do ambiente de instalação.

Onde encontrar as fechaduras eletrônicas para comprar?

As fechaduras eletrônicas Papaiz já podem ser encontradas nas melhores lojas de todo o país. Mas, para facilitar a busca e ajudar você a encontrar o produto certo, acesse o site e encontre uma revenda próxima de você.

Como você pode ver o uso das fechaduras eletrônicas está cada vez mais distante de ser um item supérfluo ou exclusivo de locais de luxo ou alto padrão. Cada dia mais esse equipamento se torna uma necessidade para a segurança e modernidade.

Seja para uso doméstico, empresarial ou até mesmo em um imóvel disponibilizado para locação, incorporar equipamentos tecnológicos é uma tendência que proporciona praticidade e agrega muito valor ao seu patrimônio.