Fechadura externa: quais são as opções?

O conjunto porta e fechadura jamais passa despercebido na hora de escolher os materiais de acabamento de um projeto. Além de ser uns dos principais sistemas para garantir a segurança de uma residência, também é elemento fundamental que contribui para a decoração do ambiente. Inclusive a fechadura externa.

O modelo ideal de fechadura externa deve ser escolhido conforme a necessidade de cada espaço, levando em consideração aspectos como o material da peça e a intensidade do tráfego do lugar.

Com tantas opções e funcionalidades, escolher o modelo ideal pode se tornar uma tarefa difícil. Para te ajudar nessa escolha, separamos os principais modelos de fechaduras externas e quais aspectos devem ser considerados na hora da compra.

Conte com os modelos seguros e com qualidade da Papaiz. Confira as opções e acerte na escolha!

Fechadura externa: principais modelos

As opções mais utilizadas de fechaduras são a de entrada, trincos e travamentos. As fechaduras eletrônicas também têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, principalmente devido ao grau de segurança. Entenda os detalhes de cada modelo:

Fechaduras de entrada

Este modelo de fechadura apresenta duas maçanetas que podem ser trancadas tanto do lado externo quanto interno da porta. Algumas fechaduras de entrada trazem no lado interno um botão ou alavanca no local da entrada da chave, sendo necessário utilizar a chave apenas no lado externo.

As fechaduras de entrada geralmente incluem algum tipo de trava ativada após a porta ser fechada. Estes modelos de fechadura oferecem uma segurança média e são recomendadas para qualquer tipo de porta.

Fechaduras de travamento

Um bom exemplo de fechadura de travamento é a tetra chave, utilizada com frequência como um reforço para as fechaduras de entrada, oferecendo ainda mais segurança para o local. Este modelo garante maior proteção devido ao seu material que é feito em metal resistente e sólido, impedindo assim que a porta seja aberta.

As fechaduras de travamento não possuem molas para realizar a trava da porta, desta forma estes modelos só podem ser operados de forma manual por uma chave, botão ou alavanca.

Estes modelos apresentam travamentos simples e duplos, sendo os travamentos simples indicados para porta de madeira maciça ou metal, enquanto os modelos duplos são recomendados para porta de vidro, uma vez que impossibilita que as portas sejam quebradas caso forçadas.

As fechaduras são indicadas para portas de entrada, portas de garagem e demais áreas externas dos imóveis, principalmente devido ao seu alto nível de segurança.

Fechaduras de encaixe

As fechaduras de encaixe são os modelos mais utilizados no Brasil e consistem em um sistema de caixa retangular e plana, que se fixa no recesso da porta a partir da borda, além de conter também duas placas de metal que seguram as maçanetas. Estes modelos são indicados tanto para portas externas quanto internas e apresentam um nível médio de proteção.

Fechadura bico de papagaio

Este tipo de fechadura conta com um mecanismo bem simples. O fechamento da porta é realizado com um gancho, formando assim um bico de papagaio. Este modelo de fechadura é recomendado exclusivamente para portas de correr. Podem ser utilizadas em portas externas de áreas de lazer, por exemplo, pois seu nível de segurança é baixo.

Fechaduras digitais

As fechaduras digitais têm sido cada vez mais procuradas, não apenas por sua segurança, mas também por seu design. Os principais modelos presentes no mercado são os que apresentam acesso por senha.

Elas contam com sistemas inteligentes, por isso podem ser travadas ou interrompidas quando usadas de forma incorreta, por exemplo, quando utilizada senhas erradas de acesso.

Este modelo é ideal para áreas externas, sendo recomendada principalmente para imóveis comerciais, devido principalmente ao seu nível de proteção, que pode variar de médio a alto conforme o modelo de trava.

Conte com as fechaduras digitais da Papaiz.

Fechadura externa: materiais de fabricação

Vimos até agora os diferentes modelos de fechadura externa e suas principais características. Além das diversas opções é possível encontrar itens com variadas cores e acabamentos, como latão, ferro, bronze, alumínio e aço inox, sendo essas últimas duas opções as que demonstram maior grau de resistência.

Fechadura externa: aspectos importantes na escolha

Um dos segredos para não errar na hora da escolha da fechadura externa começa com um aspecto bem simples: a medição da distância de broca. Essa distância nada mais é do que à medida que separa o centro do cilindro até o começo da fechadura. Vale ressaltar que essa distância é medida em milímetros, sendo os mais comuns os cilindros de 40, 45 e 55 milímetros.

Além de entender a diferença de cada modelo de fechadura é preciso levar em consideração na hora da compra outros aspectos como tráfego, corrosão e segurança. Essas informações estão previstas na legislação brasileira e podem ser certificadas na embalagem de cada produto. Esses detalhes contribuem para que você escolha o modelo de fechadura que mais se adeque a necessidade do seu imóvel.

Fechadura Externa: nível de segurança

O grau de segurança de cada fechadura externa está presente em sua embalagem e pode ser dividido nas categorias como: leve, baixo, médio, alto ou máximo. O mais indicado para fechaduras de áreas externas são aqueles modelos de níveis alto ou máximo de segurança.

Outra característica para medir a segurança de uma fechadura é quanto à quantidade de cilindros, que indica o número de segredos contidos em cada peça. Geralmente as fechaduras com média de cinco combinações de segredos são usadas em portas internas, contudo, essa média possibilita o desbravamento da porta de forma mais fácil. Por isso, essa média pode de combinações de segredos pode ser utilizada também para portas de ambientes externos.

Fechadura Externa: tráfego

Esta característica leva em consideração o fluxo de pessoas que entram e saem do ambiente, ou seja, o número de vezes que a porta será fechada e aberta durante o dia. Este é um aspecto que acaba sendo erroneamente deixado de lado, mas que é muito importante, pois contribui para escolher a fechadura externa levando em consideração a sua funcionalidade.

Na embalagem é possível ver um importante indicativo quanto a vida útil de cada modelo de fechadura e que contribuem para que seja possível ter uma estimativa do número de vezes que a porta pode ser fechada e aberta até a fechadura estar totalmente desgastada. A partir da indicação do tráfego, seja ele leve, moderado ou alto, é possível ter a certeza se aquele modelo de fechadura se encaixa ou não no projeto escolhido.

As fechaduras com tráfego leve costumam ser encontradas no mercado com um valor mais em conta. Estes modelos são mais leves e geralmente indicados para portas entre ambientes internos sem grande movimentação. Os modelos de fechaduras de tráfego moderado, por outro lado, são indicados para ambientes como consultórios, escritórios e residências, tendo um valor intermediário.

Enquanto as de tráfego mais alto, como o nome mesmo diz são indicadas para locais públicos com grande movimentação de pessoas, como hospitais, comércios etc. São produzidas por materiais mais resistentes, como o aço inoxidável, que suportam por mais tempo os mecanismos de abre e fecha.

Fechadura externa: resistência a corrosão

Assim como o tráfego, este aspecto está diretamente ligado a durabilidade de cada modelo de fechadura externa, uma vez a vida útil da fechadura está interligado com o tipo de material é fabricado.

Nesta questão, é preciso levar em consideração as características climáticas da área em que o imóvel está. Contudo, independente dessas questões, é preciso considerar que as fechaduras das áreas externas estarão sempre expostas a inúmeros fatores, como sujeiras e mudanças climáticas, por isso o ideal é escolher o material mais resistente.

Fechadura externa: medidas na hora da compra

As medidas das fechaduras fabricadas no Brasil seguem a norma estabelecida pela ABNT 14913, sendo padronizadas somente no ano de 2011. Esta informação é essencial no momento de realizar a compra da fechadura você tenha em mãos as medidas corretas, para facilitar na hora da troca da peça antiga. Por isso, conte com a Papaiz, que atende a todas as normas exigidas por lei.

Antes de realizar a compra é recomendado tirar fotos da fechadura, tanto da parte interna quanto externa, que deixe em evidência os detalhes da fechadura, como a entrada da chave, a maçaneta e a lateral da porta, para mostrar a testa da fechadura.

Outro fator que já mencionamos aqui é medir a distância da broca, que pode ser feita com o auxílio de uma trena ou de uma régua. Para saber a medida da broca, basta colocar a régua ou a trena deitada e medir a distância do fim da porta até o buraco da chave. E por último, meça também a altura da testa da lateral na porta.

Essas informações são essenciais para ter em mãos na hora de realizar a compra de uma nova fechadura, pois evitam a possibilidade de comprar um modelo errado para a sua porta.

Agora que você já sabe quais fatores são essenciais na hora de comprar a sua fechadura externa, acesse nosso site ou entre em contato conosco. Aqui na Papaiz você encontra o modelo ideal de fechadura para a sua residência.