Fechadura Digital: tudo o que você precisa saber

Está pensando em instalar uma fechadura digital, mas ainda tem dúvidas sobre esse tipo de produto? Então acompanhe essa publicação para descobrir tudo o que você precisa saber sobre fechaduras digitais. 

Fechadura digital: como funciona?

A Fechadura digital ou eletrônica é alimentada por bateria ou pilha e não requer o uso de chaves para acesso. Diferente das fechaduras mecânicas, ela é uma alternativa para quem quer automatizar o acesso aos ambientes e aumentar o nível de segurança.

Assim como outros tipos de fechadura, a fechadura digital conta com dois modelos de instalação, a de sobrepor e a de embutir. Os acessos podem ser feitos por meio de senha, biometria, cartão e aplicativo.

Você provavelmente já reparou portas com fechadura digital em armários compartilhados em bancos, academias ou aeroportos, ou mesmo em áreas de acesso restrito de empresas ou outros locais com grande circulação de pessoas. 

A boa notícia é que além de servirem para esses ambientes, as fechaduras digitais também podem ser utilizadas para aumentar a segurança da sua casa, funcionando como uma medida de proteção para a sua família. 

Há inúmeros benefícios em escolher esse tipo de solução para portas, especialmente no caso de empresas ou outros ambientes com grande circulação de pessoas onde seja necessário impedir o acesso de pessoas não autorizadas. 

Essa acaba sendo uma forma mais econômica de fazê-lo pois, embora seja um pouco mais cara, a fechadura digital dispensa a necessidade de ficar fazendo cópias físicas da chave, uma vez que é dispensada a necessidade de chaves (exceto no caso de portas com acesso via cartão). 

Essa fechadura também pode manter registro de quem acessou a porta e a que horas, o que é útil para ambientes onde esse controle seja necessário. 

Há diversos recursos que tornam as fechaduras digitais uma solução inteligente para a sua proteção: 

- Permite acesso de múltiplos usuários; 

- Possibilita programação personalizada; 

- Travas automáticas (com controle de tempo); 

- Sinais sonoros em caso de bateria fraca; 

- Sinais sonoros em caso de porta aberta ou incêndio; 

- Evita arrombamentos, já que não deixa a fechadura aparente. 

Ou seja, há vários cenários em que essa é uma forma muito vantajosa de acessar ambientes, ultrapassando os benefícios das fechaduras mecânicas. 

Fechadura digital: qual a diferença da minha maçaneta comum?

A maior parte das portas com as quais você lida no dia a dia provavelmente têm uma maçaneta comum. Isso faz pensar em qual ser a diferença e a motivação em ter uma fechadura digital. 

Desde que a fechadura digital apareceu no mercado, há muita conversa sobre qual o mecanismo mais confiável tanto para móveis em madeira ou aço quanto para portas de forma geral. 

Nesse sentido, vale dizer que fechaduras digitais oferecem acesso super rápido aos ambientes, sem a necessidade de passar por aquela situação de ficar procurando as chaves no bolso ou na bolsa. 

Também é fácil de inserir a senha, mesmo no escuro ou sem óculos de grau, uma vez que os painéis digitais acendem e que alguns modelos inclusive permitem acesso com biometria. 

A fechadura digital oferece até mesmo formas de dar proteção extra à sua senha por meio do modo de senha falsa, onde é possível inserir números antes ou depois da sua senha para confundir pessoas mal intencionadas. 

Como a fechadura não fica aparente, a fechadura digital é mais segura que a fechadura convencional, pois é mais difícil de arrombar. 

A senha é personalizável, sendo permitido, em alguns modelos, o cadastro de mais de um administrador e diversos usuários. 

Outro ponto positivo é evitar o transtorno de precisar de um chaveiro, uma vez que o uso de fechadura digital contorna problemas como chaves presas na porta ou necessidade de arrombamento em caso de chave perdida. Além disso, fechaduras mecânicas também exigem mais manutenção, já que podem ficar desalinhadas com o tempo. 

De toda forma, a Papaiz tem as melhores soluções em travas mecânicas e digitais. Ambas provaram ser seguras e afastam intrusos indesejados, mas é preciso destacar que muitas das preocupações com fechaduras digitais são mitos que precisam ser esclarecidos. 

Fechadura digital: mitos e verdades

Muitas vezes, as pessoas deixam de adotar a fechadura digital por falta de informação ou informação incorreta sobre essa solução. Sabendo disso, separamos alguns mitos e verdades que você precisa conhecer antes de descartar a ideia de escolher sua fechadura digital. 

MITO: Você corre o risco de não conseguir abrir a porta porque ela ficou sem bateria

Aqui está um mito com um fundo de verdade. Realmente, fechaduras digitais precisam que seja observada a questão da fonte de energia. Obviamente, as pilhas e baterias vão exigir substituição em algum ponto. 

O que muitos ignoram é que essa substituição está longe de ser frequente, uma vez que sua fechadura digital só precisa ter as pilhas/baterias trocadas uma vez por ano. 

Quando efetuar a troca, você saberá de antemão que vai demorar muito para precisar pensar nisso de novo e, para que não esqueça, sua fechadura digital emitirá um sinal sonoro com bastante tempo de antecedência. 

Se ainda assim esquecer e a pilha ou bateria acabar, as fechaduras digitais têm formas de carga emergencial para essas situações, como entradas micro USB para carregar ou utilizar uma bateria de 9V para caso de emergência. 

VERDADE: Fechaduras digitais exigem atenção com as senhas

Sim, você precisará de cuidado com as senhas da sua fechadura digital, afinal, é através dela que as pessoas terão acesso ao ambiente e será da sua responsabilidade ter esse controle. No entanto, as senhas podem ser facilmente alteradas em caso de necessidade. 

MITO: Fechaduras digitais não são duráveis

Já se foi a época em que fechaduras digitais não eram duráveis. Mais do que nunca, a tecnologia evoluiu e possibilitou a criação de fechaduras resistentes e duráveis, mesmo em locais com alta umidade. 

A Papaiz tem a preocupação de fornecer fechaduras digitais com a melhor matéria-prima do mercado, em diferentes acabamentos para combinar com os mais variados ambientes. 

E então, está pronto para escolher a sua fechadura digital? Acesse o site e confira os modelos da Linha Digital Papaiz.