Cadeados tamanhos: como escolher?

Existem diversas razões para uma pessoa adquirir um cadeado, entre elas, proteger algo para que não seja furtado, ou até mesmo evitar que uma área seja acessada sem a autorização do proprietário. Independentemente do motivo, é indispensável conhecer alguns detalhes como cadeados tamanhos para fazer a escolha certa.

Um ponto fundamental nesse momento é compreender os diferentes tamanhos de cadeados disponíveis no mercado, bem como a sua finalidade, garantindo assim total segurança.

Portanto, se você não possui nenhum conhecimento sobre o assunto ou se quer entender melhor como escolher um cadeado usando como base as suas dimensões, é só continuar conosco até o final deste artigo.

Precisando de cadeados de qualidade e que se adequem ao que você procura? Então, conheça os modelos Papaiz agora mesmo!

O que é um cadeado?

Resumidamente, podemos dizer que um cadeado é um dispositivo de segurança que tem como principal objetivo proteger qualquer coisa considerada importante, de risco ou de valor. Ele também é um excelente substituto para os casos em que uma trava ou fechadura não podem ser utilizadas (não importa o motivo).

Suas finalidades são as mais variadas possíveis, incluindo o uso em:

  • Malas de viagem e mochilas;

  • Travas de bicicletas e motos;

  • Portões e janelas;

  • Galpões e porões;

  • Baús e cofres;

  • Registros de luz;

  • Maquinário que deve ser acessado apenas por técnicos;

  • Lockers (armários geralmente utilizados em academias, para guardar pertences durante os treinos);

  • Entre outros locais.

Partes de um Cadeado

Antes de escolher o cadeado ideal, levando em consideração o seu tamanho, é preciso compreender suas partes principais. O motivo? Cada uma delas possui uma função completamente diferente, que podem variar em comprimento, altura e espessura.

Basicamente, um cadeado é formado por:

  • Manilha (ou haste): de modo simples, a manilha é o “arco” do cadeado. Seu formato pode variar de acordo com o modelo do item, assim como o seu diâmetro e o espaço livre até o início do corpo;

  • Trava: é nessa parte que as menores peças do cadeado se unem, ou seja, o pistão, a placa, o sistema que rotaciona a chave e a mola, fazendo com que tudo funcione por completo;

  • Corpo: o corpo nada mais é do que a “caixa” que abriga todos os elementos de um cadeado, responsável por garantir o mecanismo de travamento desse item de segurança.

Cadeados Tamanhos: como escolher

Os cadeados tamanhos não devem ser escolhidos de forma aleatória. Na verdade, é de extrema importância que a sua finalidade seja levada em consideração na hora de decidir o diâmetro ideal do item, garantindo que ele se adéque às necessidades do comprador.

Lembre-se que cada tipo de cadeado possui um propósito específico e que se encaixa melhor a determinados objetivos, como manter algo trancado ou seguro.

Se o que você precisa é de um bom cadeado para fechar uma mala de viagem, por exemplo, ele definitivamente não será o mesmo indicado para trancar um portão, ou vice-versa.

A explicação para isso é simples: a haste do item utilizado em mochilas e malas geralmente será mais fina e menor, enquanto a do segundo caso pode ser mais larga e alta.

Logo, por mais tentador que possa parecer, utilizar um mesmo cadeado para diversos propósitos pode ser uma péssima escolha, principalmente por comprometer a segurança do que se pretende guardar.

Conte com a Papaiz para ter um cadeado seguro e de qualidade.

Cadeados tamanhos: corpo

Como falamos anteriormente, os cadeados tamanhos ideais dependem principalmente da sua finalidade. Portanto, o primeiro ponto a se observar é a dimensão da estrutura que receberá esse sistema de segurança.

Basicamente, superfícies maiores pedem cadeados mais robustos e, superfícies menores, peças mais estreitas ou reduzidas.

Nesse momento, também é preciso ficar atento a uma questão: tamanho nem sempre é sinal de segurança ou resistência. Muitas vezes, pode ser mais fácil abrir um cadeado grande e mal colocado, do que um pequeno, mas que se adéqua ao espaço em que está inserido.

O corpo do cadeado, por exemplo, deve possuir diâmetro suficiente para ser usado com correntes e ferrolhos, sem que sua manipulação seja dificultada.

A Papaiz possui diversos tipos e cadeados tamanhos. Confira aqui.

Cadeados tamanhos: manilha ou haste

Além dos cadeados tamanhos do corpo como um todo, o diâmetro da manilha também deve ser levado em consideração. Isso porque, a espessura da haste pode demonstrar o nível de resistência do item, além de especificar suas utilizações. O tamanho do corpo do cadeado também depende do tamanho da manilha, o que pode restringir ou aumentar seu campo de uso.

Para entender melhor essa questão, vamos focar em alguns dados básicos:

  • Manilhas de até 7 mm de diâmetro: são utilizadas, geralmente, em ocasiões que exigem baixo nível de segurança;

  • Manilhas de 7 a 10 mm: costumam ser usadas em casos que exigem um nível médio de segurança;

  • Manilhas com mais de 10 mm de diâmetro: são a melhor escolha quando o objetivo é garantir a proteção e segurança de um item ou local.

O material utilizado na fabricação das hastes costuma variar entre o aço inoxidável ou a liga endurecida. No primeiro caso, os cadeados tendem a ser utilizados externamente, como em portões, portas e janelas.

No segundo, os itens são usados em cenários que pedem uma proteção extra, já que tal liga passa por uma espécie de “tratamento”, que fornece alta resistência.

A Papaiz oferece os cadeados mais seguros do Brasil.

Cadeados Tamanhos: aprenda a medir da forma correta

Entender as diferenças de cadeados tamanhos pode não parecer uma tarefa muito fácil, mas acredite, é possível aprender a medir o item por completo, de maneira bastante eficiente. Meça o espaço interno da manilha ou o local onde o cadeado será utilizado.

Pense na trava ou na espessura da corrente que acomodará o cadeado. Ela é maior? Então, provavelmente exigirá que a manilha também seja! Caso contrário, é provável que o cadeado nem sequer feche.

O mesmo vale para superfícies pequenas, onde cadeados grandes possivelmente não passarão dos elos de tais cadeados, sendo uma opção mais inteligente utilizar uma peça de menor tamanho.

Claro, se você já possui o cadeado e prefere não trocá-lo por um de espessura diferente, é possível substituir o instrumento onde ele será colocado.

Certifique-se de que a manilha seja suficientemente longa. Basicamente, é possível escolher entre manilhas:

  • Curtas (padrão);

  • Longas;

  • Extralongas;

  • Ajustáveis.

Logo, assim como é indispensável medir o espaço interno da região, também é extremamente importante conferir seu comprimento, garantindo que o cadeado alcance toda a superfície a ser utilizada pelo sistema de segurança, proporcionando conforto e, principalmente, facilidade na hora de abrir e fechar a peça.

Cadeados Tamanhos: cada parte de um cadeado

Para que fique ainda mais claro, vamos lhe ensinar uma maneira simples para medir um cadeado:

  • Largura do corpo: para medir a largura do corpo de um cadeado, basta colocar uma fita métrica ou uma régua em sua base, observando a distância entre uma ponta e outra. Essa etapa sempre deve ser realizada na parte inferior, para que haja maior precisão;

  • Espessura do corpo: a espessura do corpo pode ser medida de forma lateral, ou seja, basta olhá-lo de lado e verificar a largura observada;

  • Altura total do cadeado: nesse caso, basta posicionar seu instrumento de medição na base do cadeado, de forma centralizada. A altura será o resultado apresentado da região inferior até o ponto mais alto da manilha;

  • Largura do espaço entre a manilha: o espaço interno da manilha, que será ocupado pelo cadeado ou tranca, pode ser calculado medindo a distância entre o lado direito e esquerdo internos. Logo, é preciso somente colocar o medidor em posição horizontal sobre as hastes;

  • Altura do espaço entre a manilha: para calcular esse espaço é simples, basta medir a distância entre o início do corpo do cadeado e o topo da manilha, porém, na parte interna;

  • Espessura total da manilha: para realizar essa medição, basta circular a manilha utilizando uma fita métrica. O resultado será o valor total do contorno da haste.

Cadeados Tamanhos: considerações gerais

Os cadeados tamanhos estão disponíveis para os consumidores nos mais variados modelos, desde miniaturas, com a finalidade de manter pequenos objetos seguros, até peças maiores, que visam garantir a integridade de propriedades e equipamentos.

Por isso, assegurar que todas as medidas sejam tiradas de maneira correta pode garantir que seu uso seja 100% garantido.

Você pode encontrar cadeados da Papaiz em nosso site e em home centers e lojas de materiais de construção, entre outros. Veja aqui onde encontrar em seu Estado.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o assunto e aprender, definitivamente, como escolher um cadeado levando em consideração seu tamanho? Então, aproveite para acessar nosso site e descobrir todos os produtos que a Papaiz tem disponíveis para você!